segunda-feira, 28 de julho de 2014

A Embaixada de D. Manuel ao Papa

Comemora-se este ano o 5º Centenário da Embaixada de D. Manuel I de Portugal, ao Papa Leão X, chefiada por Tristão da Cunha, numa altura em que a expansão portuguesa e os descobrimentos marítimos estavam no seu auge. A sumptuosidade da comitiva, com mais de cem pessoas, a riqueza dos trajos, dos presentes que levavam e o exotismo, fez sensação junto do Papa Leão X e dos cardeais. O fortalecimento doutrinário e institucional da Igreja Católica junto dos novos territórios descobertos pelos portugueses, esteve na origem deste envio de emissários a Roma.

Para além das jóias, dos tecidos, pedras preciosas e outras ofertas, a comitiva levou um elefante branco para o Papa Leão X. Este é o motivo de um dos selos da nova emissão que os CTT - Correios de Portugal, vão lançar amanhã, dia 29 de Julho. É uma emissão filatélica de dois selos, que mostra a chegada a Roma da Embaixada de D. Manuel I ao Papa Leão X, e a entrega dos presentes.

A emissão tem ilustrações de Carlos Possolo, e foi impressa na Imprensa Nacional - Casa da Moeda. Foi editada a pagela da emissão, e o sobrescrito de primeiro dia. Reproduzimos também, os quatro carimbos de primeiro dia, que serão usados amanhã nestas quatro localidades.


Sem comentários:

Enviar um comentário