terça-feira, 22 de julho de 2014

Flores Nativas de Gibraltar

Os Correios de Gibraltar emitiram uma série de sete selos, dedicada a plantas e flores endémicas daquele território. Foi posta a circular no dia 15 de Julho, com trabalho artístico de Stephen Perera,  ilustração de Leslie Linares, e impressa na Cartor Security Printing, de França, pelo processo de litografia-offset.

São todas plantas perenes, relativamente pequenas e com floração na Primavera, sendo algumas originárias do Norte de África. Os selos mostram: a «Saxifraga globulifera», que cresce em lugares sombreados, superfícies de pedra ou paredes antigas; a «Ononis natrix L.», bastante comum em Gibraltar, mas restrita às zonas arenosas; a «Cerastium gibraltaricum Boiss», que se encontra em zonas rochosas voltadas para Leste; a «Ibéris gibraltarica L.», uma planta robusta que forma um pequeno arbusto, espécie nativa do Norte de África que só é encontrada em Gibraltar, no seu estado selvagem; a «Silene tomentosa Otth. (Silene gibraltarica Boiss)», uma espécie muito rara, com muitas dificuldades de reprodução na natureza; a «Thymus willdenowii Boiss», flor muito aromática que cresce a partir de fendas de rochas calcárias; e a «Limonium emarginatum», planta que floresce entre Abril e Setembro, muito comum em todo o litoral do Estreito de Gibraltar.

É um tema muito comum para todos os filatelistas temáticos, e muito explorado pelos jovens coleccionadores. É sempre com muito agrado que vemos surgir novas emissões destes temas, que atraem mais coleccionadores para este nosso hobby.


Sem comentários:

Enviar um comentário