quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Moeda Alusiva a D. Leonor de Portugal

A Imprensa Nacional - Casa da Moeda, acaba de lançar uma nova emissão numismática de colecção «D. Leonor de Portugal», iniciando uma nova série de moedas intitulada «Rainhas da Europa», mostrando princesas portuguesas que casaram com monarcas europeus. Estas peças numismáticas foram desenhadas por Isabel Carriço e Fernando Branco, e representam o Brasão de Armas da Imperatriz, e no reverso da moeda a figura de D. Leonor inspirada na sua estátua jacente no Mosteiro de Cister, em Neustadt.

D. Leonor de Portugal (1434-1467), foi Imperatriz do Sacro-Império Romano-Germânico, pelo seu casamento com Frederico III, da Casa de Habsburgo. Filha de D. Duarte, a infanta portuguesa da Dinastia de Aviz parte para Itália em 1451. O casamento é consagrado na Sé de Siena, pelo Bispo Eneias Silvio Piccolomini, futuro Papa Pio II.

Com o valor facial de €5,00, estas moedas têm um limite de emissão de 75 mil exemplares em Cuproníquel, de dois mil e quinhentos exemplares em Ouro Proof, e de dois mil e quinhentos exemplares em Prata Proof. A embalagem de apresentação das moedas Proof, é um estojo em madeira com certificado de garantia.



Sem comentários:

Enviar um comentário