sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Espécies Ameaçadas de Extinção

Desde o ano de 1993 que a Administração Postal das Nações Unidas tem vindo a emitir séries de selos, que mostram animais em perigo de extinção. É um importante alerta para todo o mundo, e o enriquecimento das nossas colecções temáticas, pois são sempre emissões muito bonitas com a qualidade dos serviços técnicos da UNPA. Este ano a série é dedicada à vida marinha, e o trabalho artístico é de Amadeo Bachar  (EUA), ilustrador de outras organizações como a National Geographic, Scientific American, ou Califórnia Department of Fish and Wildlife, entre outras.

Os animais aqui representados são, da sede de Nova Iorque: o Hippocampus denise (Cavalo marinho pigmeu denise); Rhincodon typus (Tubarão-baleia); Sphyrna lewini (Tubarão-martelo-recortado); e Scleropages formosus (Aruanã-dourado). Da sede de Genebra: Arapaima gigas (Pirarucu); Cetorhinus maximus (Tubarão-peregrino); Pristis pristis (Peixe-serra); e o Acipenser baerii (Esturjão siberiano). Da sede de Viena: o Cheilinus undulatus (espécie de bodião do Pacífico); Carcharodon carcharias (grande Tubarão branco); Birostris manta (Raia gigante); e Polyodon spathula (Peixe-espátula).

Estes selos foram emitidos a 23 de Outubro, em folhas de dezasseis selos (quatro séries) de cada sede da ONU, com três carimbos de primeiro dia e um sobrescrito comum às três cidades. O desenho circundante das folhas foi de Rocco J. Callari, das Nações Unidas, e a impressão dos selos foi executada por Joh. Enschedé Stamps Security Printers B.V., da Holanda. Há ainda a edição de postais, uma edição limitada de um sobrescrito especial com um selo e carimbo de cada cidade, e a edição de um álbum com a emissão completa.



Sem comentários:

Enviar um comentário