sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Publicações recebidas - Fevereiro - 4

Mesmo a finalizar este mês de Fevereiro, não quero deixar de divulgar estas excelentes publicações do associativismo filatélico recebidas nestes últimos dias. E aqui está o nº 446 do «Boletim do Clube Filatélico de Portugal», referente a Dezembro de 2014. Apresenta vários artigos de grande qualidade de História Postal, Filatelia Tradicional e Maximafilia, de que destaco o de Luís Frazão «Recebido por Mayotte - Contribuição para o estudo das ligações postais entre Portugal e Moçambique no século XIX», a continuação de um outro artigo inserido em números anteriores «As emissões de selos de Moçambique (1877/1975) - Complemento e correcção de dados técnicos do catálogo», da autoria de Altino Pinto, e «Correspondências oficiais e ordinárias», de Armando Bordalo Sanches, entre outros.

A vida associativa e uma reportagem sobre o VIII Troféu Comendador Dias Ferreira, completam esta excelente publicação da filatelia portuguesa.

De Itália recebemos o nº 92, referente a Fevereiro de 2015, do «quaderno filatelico», jornal mensal da Associazione Filatelica Numismatica Falconara. É uma excelente publicação de informação aos sócios da associação, mas também para todos os filatelistas temáticos da vida animal e preservação da natureza. Tem também muita informação de outras organizações filatélicas e numismáticas que colaboram entre si, como as reuniões para trocas, debates e conferências, exposições e feiras de coleccionismo. Deste número destaco um artigo de Nello Capogrossi, sobre os 30 anos da presença italiana na Antártida, e o intercâmbio de cultura e de experiências na área do coleccionismo, entre os filatelistas italianos a franceses.

Para terminar, recebemos a publicação «Topical Time» nº 389, referente aos meses de Janeiro e Fevereiro desta revista da Filatelia Temática da American Topical Association, dos Estados Unidos da América. Outra excelente publicação que recebemos regularmente, e que aqui divulgamos sempre para todos os filatelistas temáticos a seguirem, com conteúdos de grande qualidade, e muita informação dos clubes e associações espalhadas pelo mundo. Na rubrica de Vera Felts «Vera's Views», é apresentada uma nova categoria de expositores, que vai já ser aceite na próxima exposição «National Topical Stamp Show», que se realiza em Portland, de 31 de Julho a 2 de Agosto, é o «estilo livre», uma participação informal aberta a todos os filatelistas que queiram expor as suas colecções numa categoria sem regras.



Sem comentários:

Enviar um comentário