quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Sítios Património da Humanidade

A Nova Zelândia tem três sítios inscritos como Património Mundial da UNESCO, e é esse o tema de uma emissão filatélica e numismática posta a circular no passado mês de Agosto. Podemos ver seis imagens destes locais, de Te Wähipounamu, no Sudoeste da Nova Zelândia, do Parque Nacional de Tongarino, e das Ilhas Sub-Antárcticas da Nova Zelândia, sítios de uma beleza extraordinária, agora retratados em selos postais que viajarão em correspondências para todo o mundo.

E assim temos: no selo de 80c., os Lagos Esmeralda, no Parque Nacional de Tongarino, assim conhecidos pela cor incomum destas águas ricas em minerais vulcânicos; o selo de $1,40 mostra o Glaciar Franz Josef, em Te Wähipounamu, uma das principais atracções turísticas da Costa Oeste da Nova Zelândia; no selo com o valor facial de $2,00, podemos ver uma paisagem da Ilha Enderby, no Arquipélago das Ilhas Auckland, uma ilha não habitada por humanos, mas uma importante zona de fauna e flora locais; o selo de $2,20 representa o Monte Ngäuruhoe, um vulcão jovem no Parque Nacional de Tongarino, destino turístico de escalada e uma das imagens da trilogia «O Senhor dos Anéis»; no selo de $2,50 aparece o Lago Mackenzie, na área de Te Wähipounamu, no Sudoeste da Nova Zelândia; e o selo de $3,00, que representa a Ilha Campbell, a mais a Sul das Ilhas Sub-Antárcticas, e conhecida pelas suas flores silvestres de grande tamanho e muito coloridas.

O design desta emissão é dos Serviços Técnicos dos Correios da Nova Zelândia - New Zealand Post, de Wellington, e o primeiro dia de emissão foi a 5 de Agosto. Foram editados dois sobrescritos de primeiro dia, uma folha miniatura com a série, e carteiras de apresentação. Para os numismatas, foi emitida uma moeda de colecção em Prata Proof, cunhada em alto relevo para realçar a profundidade da paisagem, e com a imagem de um «kea», o papagaio-da-nova-zelândia. A tiragem é de dois mil exemplares.



 

Sem comentários:

Enviar um comentário