sábado, 28 de maio de 2016

Publicações recebidas - Maio - 3

A Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva edita a publicação «Vale do Neiva Filatélico», e este que apresento aqui é o nº 14, referente a Fevereiro deste ano, uma excelente oferta que recebi durante a «LUBRAPEX 2016». Esta Associação foi uma das responsáveis pela organização da Exposição Filatélica Luso-Brasileira, o grande evento filatélico deste ano em Portugal.

Neste número, para além de apresentarem algumas notícias da vida associativa portuguesa e da participação em eventos internacionais, tem artigos temáticos, estudos postais e um pouco da história da filatelia do Norte de Portugal. Entre estes, destaco um artigo sobre os «Bilhetes Postais D. Luís I», de José Alberto Carvalho, o artigo «A História do Cancro contada através dos selos, marcas postais e outras peças filatélicas portuguesas», do Dr. Carlos Freire de Oliveira, e «Para a História da Associação - 1ª Exposição Inter-Sócios», de José Manuel Pereira, Presidente da Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva. Parabéns para estes filatelistas, pelo trabalho apresentado.

Da Bélgica chegou o nº 17, da nova série, da revista «Le Philatéliste Belge», órgão oficial da Société Philatélique Belge, com edição de Patrick Maselis. Este é o número 1 de 2016, desta revista que conta 96 anos de existência, e que é editada trimestralmente em duas línguas, o francês e o holandês. A história postal é o grande destaque destas excelentes publicações, tanto a nível nacional como internacional, mas também outras áreas da filatelia e as notícias sobre publicações e literatura filatélica.

Vou deixar aqui alguns dos títulos dos artigos apresentados neste número sem tradução, para não desvirtuar os mesmos. De Jo Lux, o artigo «La liaison postale entre le Danemark, la Norvège et la Suède avec et par le biais de l'Union postale allemande-autrichienne pendant les première et deuxième Guerres prusso-danoises». De Hubert De Belder, o artigo «La Belgique et le Traite de Versailles», com a imagem na capa sobre este tema. Outro artigo que destaco aqui, é de Jean Deposson e James Van der Linden, «La Taxation dans le regime international suite aux conventions de l'U.G.P. et de l'U.P.U. de 1875». E de Jacques Stes, «Histoire et genèse d'un timbre-poste entre 1926 et 1928, par A.H. Mauquoy qui n'a jamais été émis».


Sem comentários:

Enviar um comentário