terça-feira, 27 de setembro de 2016

Publicações recebidas - Setembro - 4

Com este mês quase a terminar, não quero ainda assim deixar de divulgar algumas publicações filatélicas recebidas, entre as quais estão as publicações mensais de duas federações filatélicas. E assim temos o órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - Polski Zwiazek Filatelistów, o «Filatelista» nº 9 de 2016 (1127), com chamada na capa para o artigo de Krzysztof Siarkiewicz sobre «O Campeonato do Mundo da Classe Optimist», mas com outros bons artigos sobre vários temas e história postal. Apresenta ainda um relatório detalhado da gestão e das actividades desta União dos Filatelistas Polacos, dos anos 2011 a 2016, do seu Presidente Henryk Monkos.

Da Federação Filatélica da Coreia do Sul chegou o nº 9 de 2016 (608) deste órgão oficial «Philatelic Monthly Woopyo», outra publicação mensal que divulgo aqui regularmente. Na capa podemos ver as duas emissões filatélicas lançadas este mês pelos Correios da Coreia do Sul, o Centenário do Nascimento do Pintor Lee Jung-Seop, e a série de quatro selos com Coroas Douradas da Coreia. Apresenta sempre muita informação das actividades filatélicas nacionais e internacionais, vários artigos sobre história postal e temáticos, com destaque neste mês para um artigo sobre o Campeonato da Europa de Futebol, com imagens dos selos e peças filatélicas emitidas, incluindo o bloco português «Parabéns Portugal!», e um postal do Cristiano Ronaldo.

Da SPINK - London 1666 chegou a publicação «Insider - Summer 2016», o número 25 que assinala os 350 anos da sua fundação. Estas publicações da Spink apresentam os seus leilões que se realizam em vários locais, e as colecções mais importantes de cada leilão filatélico, de moedas e medalhas, de notas, de vinhos e de outros objectos coleccionáveis. São artigos detalhados com a história das colecções ou das peças apresentadas. Entre estes artigos está um sobre a colecção de David Pitts, de filatelia do Império Britânico e da Grã-Bretanha, que vai ser leiloada por partes nos próximos 18 meses.

Da Holanda chegou a informação relativa a estes dois volumes da «Enciclopédia da Aviação e do Correio Aéreo», uma obra muito premiada em várias exposições internacionais, e da autoria de J.L.C.M. TSchroots e de H.H.C. TSchroots-Boer, ficando aqui o endereço electrónico destes autores para quem queira adquirir esta importante obra da Aerofilatelia e da Literatura Filatélica. Entre os vários temas que podemos encontrar, estão os pioneiros da aviação, os voos domésticos e nocturnos, as ligações do correio para a Ásia, as rotas belgas e francesas para África, e muito mais.





  

Sem comentários:

Enviar um comentário