segunda-feira, 29 de maio de 2017

Publicações recebidas - Maio - IV

A Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra distribuiu aos seus sócios o número 32 da revista «Cábula Filatélica», na mesma altura que comemoram os 40 Anos do Clube de Coleccionadores de Carimbos Comemorativos, clube que faz parte desta Secção Filatélica. No dia 21 deste mês noticiei estas comemorações do 40º Aniversário.

Este é um número especial dedicado à Marcofilia das Empresas de Coimbra, com os carimbos comemorativos, as flâmulas publicitárias e as franquias mecânicas que algumas empresas deste concelho usam ou usaram durante muito tempo, divulgando desta forma as suas actividades ou campanhas publicitárias pontuais. Para além das dezoito empresas que são aqui mostradas, com as suas peças filatélicas, há ainda um artigo de Francisco Matoso Galveias, "Bilhetes-Postais a ilustrar Coimbra", com imagens das peças que foram editadas pela Papelaria Borges, de Coimbra.

A Federação Filatélica da Áustria - Verband Österreichischer Philatelistenvereine edita esta publicação mensal, o seu órgão oficial «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich», e este é o número 5 de 2017, embora já esteja quase a chegar a publicação referente a Junho. Esta capa é dedicada ao "300º Aniversário do Nascimento da Imperatriz Maria Teresa", que contou com emissões conjuntas de vários países, sendo um deles a Áustria, que emitiu o bloco filatélico no dia 13 de Maio. Este tema tem grande desenvolvimento no interior, inclusive a descrição da emissão de selos e peças personalizadas para estas comemorações.

Apresenta ainda bons artigos de história postal da Áustria, e da filatelia do Império Austro-Húngaro, a habitual agenda com todas as actividades filatélicas do mês, na Áustria e nos países vizinhos, as peças filatélicas que esta federação vai editando e comercializando, e o suplemento "Album", que nos dá toda a informação da filatelia dos Correios da Áustria.

Tenho também aqui o número 5 de 2017 (616) de «Philatelic Monthly Woopyo», o órgão oficial da Federação Filatélica da Coreia do Sul, com esta bonita capa, que este ano é ilustrada com flores. Podem ver também a imagem muito esbatida de selos, que são na maioria as novas emissões dos Correios da Coreia do Sul, com descrição pormenorizada no interior da revista.

Alguns dos temas abordados este mês são do desporto, sobre pontes e barragens, a electricidade e as lâmpadas, sobre a participação coreana nas Exposições Internacionais de «MELBOURNE 2017» e outras, assim como apresentam o calendário das próximas exposições internacionais e mundiais com patrocínio FIP e FIAP. Nas notícias sobre os vários temas internacionais, incluem um artigo sobre a emissão portuguesa comemorativa da eleição de António Guterres para Secretário-Geral das Nações Unidas. Outros temas e artigos preenchem esta publicação mensal da filatelia coreana.



2 comentários:

  1. Esperamos que tenha gostado da Cábula Filatélica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma excelente publicação da filatelia portuguesa, e da Secção Filatélica de que muito me orgulho de pertencer. Parabéns à SFAAC e aos 40 Anos do CCCC.

      Eliminar