domingo, 18 de novembro de 2018

Publicações recebidas - Novembro - I

A Sociedade Filatélica Rio-Grandense, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no Brasil, enviou o seu órgão de divulgação oficial, «Rio Grande Filatélico» nº 82, referente aos meses de Julho a Setembro. É mais uma excelente publicação da filatelia brasileira e mundial, como sempre com bons artigos sobre vários temas, e as notícias da vida associativa destes filatelistas, com destaque para a eleição da nova Direcção que vai trabalhar e levar esta Sociedade para a frente até 2020.

Dos vários temas apresentados, quero aqui referir alguns, como: "Um pouco de História Postal: Carta pré-filatélica de 1833 circulada de Cachoeira para Rio Grande, com trânsito por Rio Pardo e Porto Alegre", estudo de Henrique Bunselmeyer Ferreira, Vice-Presidente da Sociedade; o texto, "A História do Rio Grande do Sul contada de uma outra forma", de Ulrich Schierz; e de Noely Luiz Orsato, "Esboços, ensaios, provas e testes na filatelia comemorativa brasileira".



Do Luxemburgo chegou o número 4 de 2018 do «Le Moniteur du Collectionneur», o órgão oficial da Fédération des Sociétés Philatéliques du Grand-Duché de Luxembourg (FSPL), uma publicação que nos dá muita informação desta federação, das suas actividades e das associações de filatelistas. O próximo número será distribuído no mês de Dezembro, com mais informações das exposições nacionais e internacionais onde estes filatelistas participam.

A grande figura da participação destes filatelistas é Jos Wolff, o Presidente da Federação, filatelista e maximafilista incansável que leva a filatelia luxemburguesa e os seus conhecimentos a todo o lado. Aqui há reportagens da "PRAGA 2018" e do Congresso da FEPA, que aconteceu durante esta exposição, mas também da "WAKMA 2018", a exposição de postais e maximafilia que aconteceu em Sindelfingen, de 25 a 27 de Outubro, e o que vem aí da "EXPHIMO 2019" e da "Phila Musica 2019".



Da Áustria chegou a publicação que vemos a seguir, «donau-post» nº 4 de 2018, o órgão de divulgação de colecionismo do Clube Filatélico Danúbio - Briefmarkensammler-Verein donau, o número que assinala os 50 anos desta associação filatélica, reproduzindo a capa do seu primeiro boletim, de Dezembro de 1968. Estes filatelistas estão em festa, e a sua publicação, sempre com muita informação para os seus associados, também com este número especial assim o demonstra.

Entre as várias iniciativas de divulgação da filatelia, apresentam um calendário para 2019 de palestras mensais em conjunto com outras organizações, cada mês um tema de História Postal ou de outras áreas da filatelia. Em destaque neste número estão ainda as novidades dos Correios da Áustria, com imagens das últimas emissões no interior e na contracapa da revista, e descrição pormenorizada de alguns produtos da filatelia austríaca. Aos filatelistas da Clube Danúbio deixamos aqui os votos de muitos anos de vida. 

Sem comentários:

Enviar um comentário