A Torre de Aljaz, assim designada em homenagem ao Padre Jakob Aljaz, ergue-se no cume do Triglav, a montanha mais alta da Eslovénia e da antiga Jugoslávia (2864 metros), e é o abrigo de montanha mais alto da Eslovénia. Foi construída a 7 de Agosto de 1895, e a cerimónia de abertura e bênção teve lugar a 22 de Agosto de 1895, como nos diz o amigo Janko Stampfl, também conhecido por Janez W. Stopar, jornalista filatélico esloveno e grande dinamizador da filatelia e de exposições filatélicas, como a que está a decorrer sobre este tema na Estação Central de Correios de Liubliana até 11 de Setembro.
Este amigo enviou o sobrescrito comemorativo criado por ele para esta exposição, com carimbo comemorativo e com o selo da Torre de Aljaz, uma peça filatélica muito interessante que para além de divulgar a filatelia junto do público que passa pela Estação Central de Correios de Liubliana, incentiva os aventureiros mais corajosos a visitarem este ponto mais alto do país.
A torre foi construída em chapa de aço galvanizada, para substituir uma pirâmide triangular de madeira, criando assim o ponto de abrigo no cume do Triglav. Ao longo destas décadas já beneficiou de vários restauros, qua a projectou para documentários e séries das televisões da Eslovénia e da Áustria, e entre 1972 e 2019 funcionou no local uma agência postal com carimbo, a marca postal como mostro nas imagens, e ocasionalmente pode haver carimbo comemorativo.