quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

CTT Procuram Sugestões para as Emissões de 2027

 No início de cada ano os CTT - Correios de Portugal solicitam aos filatelistas, público em geral e instituições que deem sugestões de temas para as emissões filatélicas do ano seguinte, um pedido que outras administrações postais também fazem junto do seu público.

Para melhor entendermos o que nos pedem, transcrevo parte do texto do comunicado de imprensa dos CTT, que dá exemplos de quatro grandes temas: "Vultos da História e da Cultura - Personalidades que, pelo seu percurso e obra incontornáveis, se destacaram no panorama nacional e cujas datas comemorativas do nascimento assinalamos (centenários, bicentenários e outras datas de relevo); Datas da História - Acontecimentos que determinaram e contribuíram decisivamente para o desenvolvimento  da nossa identidade como povo; Temáticas - Temas de âmbito geral que evocam aspetos distintos do nosso património cultural (material e imaterial) e natural, assinalando a nossa singularidade como povo; Projeção Internacional - Acontecimentos que, dada a sua relevância e o seu pendor global, marcam as relações de Portugal com outros povos e culturas, sendo merecedores de celebração mundial".

As propostas têm de chegar até 31 de Março, e podem ser enviadas por e-mail para - filatelia.design@ctt.pt, ou por via postal para: 

CTT - Correios de Portugal  

Filatelia e Relações Institucionais 

Avenida dos Combatentes, nº 43 - 13º andar 

1643-001 Lisboa 

Todos podemos participar e contribuir para a diversidade e enriquecimento dos planos anuais de filatelia.


terça-feira, 20 de janeiro de 2026

Pérolas da Natureza Quirguiz - Lago Sary-Chelek

 Em Dezembro já tinha divulgado uma outra emissão deste tema que o KEP - Kyrgyz Express Post lançou em 2025, mostrando imagens lindíssimas dos Lagos Kulun. Desta vez trago esta série dedicada ao Lago Sary-Chelek, e posta a circular no dia 10 de Março de 2025 (embora com data nos selos de 2024). As bonitas imagens são do fotógrafo quirguiz Vladislav Ushakov, artista a que já fiz referência na emissão que mostrei no dia 15 de Dezembro.

O Lago Sary-Chelek é um dos maiores lagos de água doce do Quirguistão, localizado a quinhentos quilómetros da capital Bishkek, e dentro da Reserva Nacional da Biosfera de Sary-Chelek, no desfiladeiro de Arkyt, nas Montanhas Chatkal, e a uma altitude de 1878 metros acima do nível do mar. O nome "Sary-Chelek" significa "mergulhão-amarelo", e acredita-se que o lago recebeu esse nome porque, no Outono, quando as árvores ficam amarelas, a paisagem assemelha-se a uma concha cheia de mel.

Os selos, o bloco com os três selos e as folhas miniatura, para além de mostrarem imagens do lago, mostram também algumas das muitas espécies de mamíferos que habitam este local. O trabalho de design gráfico é de Daria Maier, e a impressão e de Nova Imprim, da Moldávia.







 

segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

Leilões Filatélicos e Numismáticos de Janeiro 2026

Venham daí descobrir estas vendas filatélicas e numismáticas nestes excelentes catálogos, que nos mostram boas colecções e oportunidades que não podem perder. A casa filatélica e leiloeira FilSam - Filatelia Sammarinese, de San Marino para os dias 23 e 24 deste mês, o leilão público e por internet com mais de dois mil cento e oitenta lotes, e que é apresentado neste excelente catálogo muito ilustrado e de grande qualidade. A venda terá lugar nos escritórios desta leiloeira, na alfândega de San Marino, e nestes últimos dias estiveram a mostrar este leilão em Roma e Milão.

É mesmo um leilão que destaca toda a filatelia italiana de todos os tempos, desde a pré-filatelia, passando pelos antigos estados e até à filatelia actual com muitos lotes de erros e provas. Há ainda alguma filatelia do estrangeiro, colecções e acumulações, muitas cartas antigas e inteiros postais, aerofilatelia, colónias italianas e ocupações nos períodos de guerra, filatelia do Vaticano e de San Marino, e outras áreas com bons lotes. Vejam e participem nestas vendas da filatelia mundial. 



A "Feira Mundial do Dinheiro 2026" acontece de 29 a 31 de Janeiro no Hotel Estrel, em Berlim, e a casa leiloeira de numismática Fritz Rudolf Künker GmbH & Co. KG vai estar presente no evento com um stand de vendas, mas no dia 28 vai realizar em Berlim a sua venda nº 437, apresentada neste excelente catálogo com seiscentos e noventa e quatro lotes de moedas, medalhas e condecorações, catálogo muito ilustrado com todas as peças, e com referências históricas de cada período apresentado nas moedas e medalhas.

De Portugal vão encontrar três lotes de moedas de Ouro de grande valor de D. João III, Filipe II e D. Maria II, nos lotes nº 607 a 609. Em destaque estão os lotes relacionados com Brandemburgo-Prússia e as séries de alta qualidade dos estados alemães e do Império Habsburgo. Há ainda raridades da numismática internacional e importantes colecções particulares berlinenses, peças das regiões de Regensburg e Saxónia, e os chamados "ducados de cordeiro de Nuremberga". Descubram estes excelentes leilões, e participem.



Descubram ainda estes leilões que vão acontecer um pouco por todo o mundo, com estas ligações directas a partir daqui:

Faitatzis Auctions - dia 31 

Cherrystone - Philatelic Auctioneers - dias 21 e 28 

Darabanth - Auction House - dia 22

Clube Filatélico do Brasil - dia 21 

Sam Houston Philatelics - dia 23 

Spink - Londres dias 21 e 26 

County Auctions - dia 20 

Vale do Cahy Leilões - Numismática - dia 21 

Golden Valley Stamp Auctions - dia 21

sábado, 17 de janeiro de 2026

80 Anos do ECOSOC

 O Conselho Económico e Social das Nações Unidas foi criado em 1945 nas primeiras reuniões da ONU, quando estabeleceram que seria um dos seis principais órgãos da organização, e que teve a sua primeira reunião plenária a 23 de Janeiro de 1946, com o objectivo de coordenar as actividades económicas, sociais e culturais da ONU. É composto por 54 membros, dos 193 estados presentes na ONU, e eleitos por períodos de três anos na Assembleia-Geral. 

No próximo dia 23 de Janeiro, a Administração Postal das Nações Unidas lança este selo para celebrar os "80 Anos do ECOSOC", selo que mostra o trabalho do artista de arte urbana brasileiro Eduardo Kobra, que pintou este mural na sede central das Nações Unidas, em Setembro de 2022, uma instalação temporária que celebrou o Bicentenário da Independência do Brasil. A obra representa um pai a entregar a Terra à sua filha, imagem que simboliza o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade intergeracional com a nossa casa comum, a Terra. O trabalho de design gráfico é da artista Rorie Katz, e a impressão da emissão é de Royal Joh. Enschedé Security Print, dos Países Baixos.



sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Noticiário de Marcofilia - Janeiro 2026 - II

 A marcofilia comemorativa portuguesa vai ter esta novidade no dia 26 de Janeiro, carimbo criado pelos CTT - Correios de Portugal para os "50 Anos do Restabelecimento das Relações Diplomáticas Portugal - Egipto", a ser aposto no Espaço Filatelia da Loja CTT do Chiado, em Lisboa, carimbo comemorativo que está associado à emissão de um bloco filatélico que foi lançado no dia 18 de Dezembro.

Este carimbo será aposto nas correspondências apresentadas para o efeito, no local e data que indico aqui:


quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

CTT Lançam Selos Auto-Adesivos das Regiões

 Hoje foi dia de lançamento filatélico dos CTT - Correios de Portugal, as emissões das regiões Norte de Portugal, dos Açores e da Madeira em carteira/booklet, cada uma com seis selos que foram emitidos em anos anteriores. Houve carimbos comemorativos para cada uma destas regiões, como divulguei anteriormente.

São selos que destacam áreas significativas de cada região, como a gastronomia, o artesanato, sítios emblemáticos e a arquitectura religiosa. Estas emissões têm sido habituais anualmente, só diferindo das originais nos valores faciais e por serem auto-adesivas.




quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

Exposições e Feiras - Janeiro 2026 - I

 A Exposição Mundial de Filatelia "DUBAI 2026" realiza-se de 4 a 8 de Fevereiro no Pavilhão Sheikh Maktoum, no World Trade Centre, celebrando ao 30 anos da Associação Filatélica dos Emiratos e os cem anos da Federação Internacional de Filatelia, como, aliás, já tinha feito referência no passado dia 17 de Agosto de 2025.

A participação portuguesa vai ser de um só coleccionador na Classe de Literatura Filatélica, o filatelista e articulista Américo Lopes Rebelo com os seus artigos em publicações nacionais e estrangeiras sobre aves e sobre o Sport Lisboa e Benfica. Na área de comércio filatélico vão estar presentes várias administrações postais, e também casas filatélicas e leiloeiras de vários países.


Esta semana há feira de coleccionismo em Inglaterra, a "York - Stamp & Coin Fair", a 16 e 17 de Janeiro no Grandstand, York Racecouse, com comerciantes de vários países e muitos locais e de toda a Grã-Bretanha. Há ainda reuniões de associações e palestras sobre colecções e de ajuda aos principiantes. Algumas importantes participações como a da Royal Philatelic Society London, e alguns comerciantes que também vão estar nos Emiratos Árabes Unidos, como Bill Barrell.


terça-feira, 13 de janeiro de 2026

120 Anos da Livraria Lello Porto

 Esta icónica livraria da Cidade do Porto, mas também de Portugal e do mundo, celebrou hoje 120 anos de existência com uma festa que contou com emissão filatélica dos CTT - Correios de Portugal, uma carteira/booklet de seis selos auto-adesivos com o valor facial I20g, para o correio internacional a pensar, por certo, nos milhares de turistas que a visitam.

Os selos mostram outra figura icónica da livraria, o ferreiro que está no símbolo da editora e no vitral do tecto deste edifício, selos com várias perspectivas gráficas num trabalho do Studio Eduardo Aires. A carteira mostra a escadaria carmim, numa fotografia de Manuel Varzim. A capa da pagela representa o vitral do tecto, da autoria do holandês Samuel Van Krieken, com foto executada por Alexandre Delmar. Há ainda a edição de um bilhete-postal, e o trabalho de impressão da emissão foi dos Correios da Bélgica - Bpost Philately & Stamps Printing.




segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

Conferências da Filatelia Espanhola em 2026 - I

 Tem início no próximo dia 18 de Janeiro mais um ciclo anual de Conferências Filatélicas da SOFIMA/FESOFI, conferência presencial e aberta a todo o mundo via internet às 11 horas da manhã (horário de Espanha), e subordinada ao tema "Correspondência na Administração Central de Madrid até 1800". O orador é o Dr. Julio Pascual Santos, médico nefrologista, com formação em História da Arte e filatelista especializado em História Postal.

A apresentação aborda a evolução do serviço postal na administração central de Madrid no final do século XVI até 1800, combinando história institucional com a análise de marcas postais, tarifas e taxas de postagem. Começa com as origens do serviço como um instrumento ao serviço da Casa Real, até ao estabelecimento dos correios em 1576, que organizaram as rotas e a profissionalização do sistema.


 

domingo, 11 de janeiro de 2026

Ano Lunar Chinês do Cavalo 2026 - II

 No dia 9 de Fevereiro os Correios de França - La Poste lançam a sua emissão filatélica para assinalar o Novo Ano Lunar Chinês do Cavalo, com os habituais blocos e cartão souvenir, num trabalho artístico de Jian Hong Chen e design gráfico de Bruno Ghiringhelli. Esta emissão terá pré-lançamento nos dias 6 e 7 com sessão de autógrafos pelo artista, no Carré d'Encre, em Paris.






Com o conceito do design "O Espírito do Dragão e do Cavalo Celebra o Ano Novo", os Correios de Taiwan lançaram no dia 1 de Dezembro de 2025 esta emissão de dois selos e bloco filatélico, com o cavalo vermelho a simbolizar a alegria e prosperidade, o cavalo branco que simboliza perseverança e força, e no bloco o cavalo a voar através das nuvens, mostrando que o ano novo pode ser tão vigoroso como o galope do cavalo. É um trabalho artístico de Delta Design Corporation, e impressão de Cardon Enterprise.


sábado, 10 de janeiro de 2026

Leilões Filatélicos de Janeiro 2026 - I

 Iniciamos hoje a visualização dos primeiros leilões filatélicos e de coleccionismo deste ano, embora outros já tenham acontecido desde o dia 1, mas vamos seguir acompanhando estes que vou divulgar com textos e referências mais pequenas para os que não recebo catálogos impressos, e as habituais ligações directas a outros leilões que acontecem nas datas mais próximas.

E esta primeira capa é do Leilão nº 142 de François Feldman, venda por correspondência a terminar no dia 20 de Janeiro com três mil quatrocentos e sessenta e dois lotes, uma casa filatélica e leiloeira de Paris fundada em 1975. O grande destaque desta venda, e de todas que realiza, é a filatelia francesa, das ex-colónias e dos territórios ultramarinos, mas sempre com muitos lotes do resto do mundo, e neste catálogo em especial com a Alemanha e todas as suas áreas, Itália e a Comunidade Britânica. De Portugal encontrei oito lotes com ex-colónias incluídas, que vocês podem ver e avaliar. Vejam e descubram estas vendas.


Descubram ainda estes leilões que acontecem um pouco por todo o mundo, com estas ligações directas a partir daqui:

Clube Filatélico do Brasil - dia 15 

Philatino - dia 15 

David Delhaye - dia 14 

Sephil's - Leilões diários 

Auktionshaus Ulrich Felzmann - dia 13 

Rhenumis - Numismática - dia 14 

Coins.ee - Numismática - dia 17

sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

100 Anos da Sociedade Cirúrgica de Bogotá

 A Sociedade Cirúrgica de Bogotá foi criada a 22 de Julho de 1902 por um grupo de dez médicos que receberam formação no exterior, e que desejavam desenvolver a medicina no país, criando estruturas e um hospital moderno que fosse o futuro centro de ensino médico-cirúrgico. A 8 de Fevereiro de 1925 foi inaugurado o Hospital de São José, um projecto do arquitecto italiano Pietro Cantini, e desde então tem crescido em inovação e educação, consolidando os seus serviços clínicos e cirúrgicos, sendo hoje em dia um Hospital Universitário de Alta Complexidade, com mais de duzentas mil consultas por ano, milhares de partos e procedimentos cirúrgicos. 

Este centenário da Sociedade Cirúrgica de Bogotá - Hospital de São José, foi celebrado com emissão filatélica dos Correios da Colômbia - 4-72 lançada a 29 de Dezembro, emissão "UPAEP 2025" de que mostro a folha/bloco com quatro selos, e o sobrescrito de primeiro dia, uma informação que chegou através da AFITECOL - Amigos da Filatelia Temática da Colômbia /Gerardo López.



quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

Exposições do Grupo Amigos da Filatelia

 O Grupo Amigos da Filatelia e o Museu de Filatelia Sérgio Pedro, do Algarve, Portugal, organizaram a exposição que está patente ao público até 31 de Janeiro na Galeria Municipal de São Brás de Alportel, a Exposição "Postais Ilustrados: Uma Viagem pelo Mundo e pela História", uma oportunidade para ver postais que vão recordar viagens, monumentos e locais emblemáticos que visitámos. É uma exposição de coleccionismo, por isso tem outras áreas para que mais público possa participar.

A exposição também está patente online no website do Museu de Filatelia, para que todos a possamos ver (nós que estamos longe). Neste website podem ver pequenos vídeos promocionais para as colecções, e outras colecções em formato PDF, uma forma muito interessante de divulgar e promover o coleccionismo filatélico.



quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

As Últimas Emissões de Macau de 2025 - II

 Hoje trago-vos as três últimas emissões filatélicas de 2025 dos Correios e Telecomunicações de Macau, para concluir a divulgação anual que faço de todas estas emissões. A 9 de Novembro emitiram esta série de quatro selos comemorativa dos "15º Jogos Nacionais da República da China", que realizam-se de quatro em quatro anos, e em 2025 aconteceu de 9 a 21 de Novembro, e pela primeira vez em organização conjunta de Guangdong, Hong Kong e Macau. Os selos têm design de Kay Tung. Mostro também a carteira com as três emissões conjuntas.



No dia 8 de Dezembro lançaram duas emissões: uma para assinalar o "30º Aniversário do Aeroporto Internacional de Macau", série de quatro selos e bloco filatélico com trabalho artístico de Vai Chi Hang; e a emissão do "Centenário da Fundação do Colégio Yuet Wah", também quatro selos e bloco com trabalho artístico de Tiago Lei. As três emissões de hoje foram impressas na Nova Zelândia, por Brebner Print.





terça-feira, 6 de janeiro de 2026

A Arte do Selo Gravado em Talhe-Doce

 A Associação da Arte do Selo Gravado, uma associação francesa de artistas desenhadores e gravadores de selos postais está, com o seu presidente Pascal Rabier, a envidar esforços para que a Arte do Selo Postal em Talhe-Doce seja inscrita na Lista do Património Cultural Imaterial da UNESCO. Esta associação liderou o processo que incluiu esta arte no Inventário do Património Cultural Imaterial da França em 24 de Outubro de 2023, com o apoio do Grupo La Poste, da ADPHILE - Associação para o Desenvolvimento da Filatelia, da Federação Francesa, da CNEP - Câmara dos Comerciantes, do Museu Postal de Paris, do Círculo da Imprensa Filatélica e do Office des Timbres de Mónaco, tal como divulguei a 31 de Outubro de 2023.

Office des Timbres - Principauté de Monaco lançou no dia 6 de Novembro de 2025 este selo postal, um trabalho de desenho e gravação do artista Pierre Albuisson. Esta técnica de talhe-doce, de gravura em metal onde o desenho é entalhado directamente com um buril, está aqui neste selo bem representada, e a filatelia francesa utiliza bastante esta técnica.



segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

A Última Carta da Dinamarca

 Hoje recebi uma oferta maravilhosa de um amigo que não se esqueceu de mim, e que partilhou comigo uma peça única para recordar uma história de 400 anos que acabou no fim de 2025, o fim da distribuição de correspondência pelos Correios da Dinamarca - PostNord. É um dia triste para os filatelistas, que vêem mais um país a sair de circulação.

Neste dia 31 de Dezembro de 2025, foram recolhidas as últimas caixas de correio das ruas dinamarquesas, os chamados marcos de correio aqui em Portugal, que faziam parte da paisagem e do dia-a-dia das populações que as usavam para enviar mensagens.

Até nestas pequenas coisas, que para nós filatelistas são grandes, estamos a assistir a um desmoronar de tudo que era impensável há alguns anos. Estamos a regredir a grande velocidade e em todos os sentidos. É uma tristeza!


domingo, 4 de janeiro de 2026

Noticiário de Marcofilia - Janeiro 2026 - I

 A marcofilia comemorativa portuguesa vai ter novidades no próximo dia 15 de Janeiro, carimbos criados pelos CTT - Correios de Portugal para as emissões de carteiras/booklet de selos auto-adesivos: "Continente" com 6 selos, 3 com o valor facial N20g, e 3 com o valor facial I20g, com carimbo a ser aposto na Loja CTT Palácio dos Correios, no Porto; "Açores" com 6 selos E20g, com carimbo a ser aposto na Loja CTT Antero de Quental, em Ponta Delgada; e "Madeira" com 6 selos N20g, com carimbo a ser aposto na Loja CTT Zarco, no Funchal.

Estes carimbos serão apostos nas correspondências apresentadas para o efeito, nos locais e datas que indico aqui:




sábado, 3 de janeiro de 2026

Selo Francês Homenageia Alberto Giacometti

 No dia 11 de Janeiro faz sessenta anos que faleceu o artista plástico suíço Alberto Giacometti (1901-1966), escultor e pintor que foi influenciado pelos surrealistas, cubistas e expressionistas, tendo como um dos seus principais interesses a figura humana, que representou em muitas das suas obras.

Os Correios de França - La Poste assinalam os sessenta anos da sua morte com esta emissão filatélica, que mostra a obra "Homem atravessando uma praça numa manhã ensolarada", escultura de 1950. O selo, com trabalho de design de Pierre Albuisson e gravação de Sarah Lazarevic, vai ser lançado nos dias 9 e 10 de Janeiro no Carré d'Encre, em Paris, e a partir de dia 12 nas estações de correio francesas.




sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

Ano Lunar Chinês do Cavalo 2026 - I

 O Ano Lunar Chinês começa a 17 de Fevereiro e vai até 5 de Fevereiro de 2027, o "Ano do Cavalo" 4724 do calendário chinês. As grandes festividades na Ásia e nas comunidades espalhadas por todo o mundo só começam no dia 17, mas eu aqui começo a divulgar antes, as novas emissões filatélicas que darão um colorido especial às colecções temáticas. O cavalo simboliza liberdade, coragem e independência. Representa pessoas que seguem seu próprio ritmo - poderosas, vibrantes e com espírito livre, como nos diz o texto de apresentação desta emissão. 

É a emissão dos Correios de Liechtenstein com criação artística do Dr. Kan Tai-keung, que combina a harmonia da caligrafia com a pintura. O primeiro dia de emissão, deste selo com o valor facial de 2,50 francos suíços, foi a 10 de Novembro de 2025.