As novidades filatélicas que tenho hoje para divulgar, são as primeiras deste ano dos Correios da Gronelândia, postas a circular no dia 19 de Janeiro passado. E a primeira emissão é de dois selos, que representam obras de arte de Camilla Nielsen, da série «Canções Regionais da Gronelândia II». A artista, com mais de cinquenta exposições ao longo de 25 anos de carreira, que estudou arte em França, no Canadá e na Gronelândia, pinta baseando-se nas letras de canções antigas da sua terra. Os selos têm as taxas de 0,50 e 49,00 coroas dinamarquesas, e foram impressos na Lowe-Martin Group, no Canadá. Os poetas e compositores escolhidos por Camilla, para estes selos, são Jonathan Petersen (1881-1961) e Otto Rosing (1896-1965).
Uma outra emissão, é a segunda e última parte de uma série que retrata a vida dos caçadores da região do Ártico, com desenhos da artista Ivalo Abelsen que apresenta os caçadores e os objectos que usam para a captura dos animais. Esta emissão mostra a importância que a caça tem na vida de um país em que o Verão é curto, e o Inverno é longo e difícil. Os selos foram impressos por Lowe-Martin Group, no Canadá.
A História da Mineração, o 4º grupo, aparece também neste grupo de emissões, com dois selos auto-adesivos de 3,00 e 18,50 coroas, e com trabalho gráfico de Ina Rosing. Os selos mostram a Mina de Ouro Nalunaq, em Nanortalik, a funcionar desde Agosto de 2004 até 2013, e a Mina de Olivina IQAS, de Fiskefjord, que funcionou de 2005 a 2009. Para terminar, lançaram um selo comemorativo dos Jogos de Inverno do Ártico - NUUK 2016, que se realizam na Gronelândia de 6 a 12 de Março daquele ano. É a segunda vez que estes jogos se realizam na cidade de Nuuk. Para além do evento desportivo, os jovens atletas vão conviver com outras culturas e línguas, num importante intercâmbio de conhecimentos. Os Correios da Gronelândia apresentam este selo com uma sobretaxa de 1,00 coroa, para suporte destes jogos desportivos. Para além do selo foi emitida uma folha miniatura com quatro selos, tudo com trabalho artístico de Karsten Skjoldhoj e Nina S. Kreutzmann.
Sem comentários:
Enviar um comentário