O «Boletim Filatélico» número 52 do Clube Filatélico Brusquense, de Brusque, Santa Catarina, no Brasil, chega por e-mail e este é o último número deste ano desta publicação dirigida por Jorge Paulo Krieger Filho, autor da fotografia da capa, o Monolito Ponce, do Sítio Arqueológico de Tiahuanaco, na Bolívia, e do artigo "Civilizações Pré-Colombianas, esplendor e declínio".
Outros artigos muito interessantes e várias notícias da vida filatélica brasileira completam esta edição, assim como a notícia das últimas emissões de selos que os Correios do Brasil lançaram. Na página de Facebook deste clube filatélico podem ler toda esta edição.
Agora vamos a edições que recebo em papel e recuperando algum atraso, começo com estes dois últimos números 450 e 451 de «Japanese Philately», órgão de divulgação da The International Society for Japanese Philately, um excepcional recurso para quem colecciona a filatelia do Japão, e a sua história postal. Para além dos artigos especializados, apresenta sempre uma descrição muito completa e em inglês das novas emissões japonesas e de outras mais antigas em destaque, e muitas notícias do associativismo em especial dos Estados Unidos, país da maioria dos dirigentes associativos. Mas é uma sociedade com membros de todo o mundo. A publicação nº 451 destaca na capa o artigo de Uwoki Itsuwo, da Fundação Filatélica Japonesa e especialista no tema da filatelia no período do grande terramoto de Kantö.
Recebi também o jornal filatélico da AIJP - Association Internationale des Journalistes Philatéliques, o «The Philatelic Journalist» número 172, referente a Outubro, publicação que destaca os palmarés da "IBRA 2023" e da "NAPOSTA 2023", exposições onde concorreram muitos membros desta associação. As regras e o julgamento das participações da Classe de Literatura Filatélica nas exposições, e em particular na "IBRA 2023", estão aqui em destaque. Outras informações e artigos completam esta edição.
Sem comentários:
Enviar um comentário