quarta-feira, 31 de julho de 2024

Pinhal de Leiria em Selos com Inovação Técnica

 A Mata Nacional de Leiria, também conhecida por Pinhal de Leiria ou Pinhal do Rei, por ter sido mandado plantar pelo Rei D. Dinis, é a maior área de floresta de pinheiro-bravo e pinheiro-manso de Portugal, com mais de oitocentos anos, abrangendo todo o Concelho da Marinha Grande até ao litoral.

Os CTT - Correios de Portugal estão a lançar hoje, dia 31 de Julho, esta emissão filatélica que presta homenagem ao Pinhal de Leiria, e com a inovação técnica de ser a primeira Administração Postal a usar pó de pinhas na tinta de impressão do bloco filatélico, pinhas que foram recolhidas pelos trabalhadores dos CTT. A técnica designada por Termografia, consiste em aplicar em certas zonas uma tinta especial onde foi incorporado pó resultante da trituração de pinhas. E como a protecção da Natureza está presente, os papéis usados na emissão foram obtidos de árvores oriundas de florestas que são geridas responsavelmente, com base na sustentabilidade dos seus sistemas biológicos.

Nos selos podemos ver a reflorestação, a Flor da Saudade e a Praia Velha, e o Ponto de Vigia da Crastinha, e no bloco uma área do pinhal e o Farol do Penedo da Saudade. É um trabalho do designer Hélder Soares, da Unidesign, baseado em imagens na maioria cedidas pelo Município da Marinha Grande. A impressão é de Cartor Security Printing, de França.





Sem comentários:

Enviar um comentário