Em Dezembro já tinha divulgado uma outra emissão deste tema que o KEP - Kyrgyz Express Post lançou em 2025, mostrando imagens lindíssimas dos Lagos Kulun. Desta vez trago esta série dedicada ao Lago Sary-Chelek, e posta a circular no dia 10 de Março de 2025 (embora com data nos selos de 2024). As bonitas imagens são do fotógrafo quirguiz Vladislav Ushakov, artista a que já fiz referência na emissão que mostrei no dia 15 de Dezembro.
O Lago Sary-Chelek é um dos maiores lagos de água doce do Quirguistão, localizado a quinhentos quilómetros da capital Bishkek, e dentro da Reserva Nacional da Biosfera de Sary-Chelek, no desfiladeiro de Arkyt, nas Montanhas Chatkal, e a uma altitude de 1878 metros acima do nível do mar. O nome "Sary-Chelek" significa "mergulhão-amarelo", e acredita-se que o lago recebeu esse nome porque, no Outono, quando as árvores ficam amarelas, a paisagem assemelha-se a uma concha cheia de mel.
Os selos, o bloco com os três selos e as folhas miniatura, para além de mostrarem imagens do lago, mostram também algumas das muitas espécies de mamíferos que habitam este local. O trabalho de design gráfico é de Daria Maier, e a impressão e de Nova Imprim, da Moldávia.






Sem comentários:
Enviar um comentário