Neste ano de 2016, e na continuação das emissões filatélicas que assinalam o Centenário da Primeira Grande Guerra, comemora-se na Nova Zelândia os 100 anos da criação do RSA - Royal New Zealand Returned and Services' Association, uma organização que foi fundada com o objectivo de apoiar os militares que regressavam da guerra, as suas famílias, e a daqueles que não regressavam. Continua a ser hoje em dia uma das maiores organizações do país, apoiando e reunindo os antigos militares em convívios e acções de solidariedade.
Os Correios da Nova Zelândia - New Zealand Post, apoiando sempre estas organizações e comemorações, lançaram no dia 3 de Fevereiro esta emissão filatélica de seis selos, que mostram várias fases da organização e símbolos representativos, como a fotografia dos primeiros militares que fundaram a RSA, e a papoila, que se tornou o símbolo da angariação de fundos no Dia da Papoila, que começou a ser assinalado a 24 de Abril de 1922. Para além da emissão filatélica, houve também o lançamento de uma moeda comemorativa em Prata Proof.
Foram ainda editados dois sobrescritos de primeiro dia, um para a série de selos e o outro para a folha miniatura, e uma carteira de apresentação, tudo com design de Richard Payne e dos Correios da Nova Zelândia. Tanto da carteira de apresentação como da moeda comemorativa, há um valor que será para fundos da Associação RSA. A moeda, com um limite de emissão a 1500 exemplares, mostra um oficial com a sua filha a olhar para o Túmulo do Soldado Desconhecido.
Sem comentários:
Enviar um comentário