A vida e obra de Nicolau Copérnico foi o tema escolhido para a grande festa da filatelia juvenil polaca, a "61º Exposição Nacional Competitiva de Filatelia Juvenil", com várias reportagens no órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - Polski Zwiazek Filatelistów, neste número 1208 de «Filatelista», o sexto do ano 70 de edição. Mas o grande destaque da capa, a manchete vai para a imagem e referência ao artigo de Stefan Petriuk sobre o correio marítimo polaco durante a Segunda Guerra Mundial, com lista pormenorizada dos navios.
Os filatelistas polacos tiveram na semana passada, de 20 a 24 de Junho, a Exposição Filatélica Nacional Especializada "TEMATYKA" Trzebinia 2023, que aconteceu na Escola Primária nº 8 João Paulo II, dessa localidade. Outras notícias do associativismo, as novas emissões polacas e do resto do mundo, assim como vários artigos de outros temas, completam esta edição da revista mensal da filatelia da Polónia.
Ignaz Heymann (1765-1815) foi um Chefe de Correios, editor e cartógrafo austríaco, que recebeu o título de Conselheiro Imperial em consideração aos seus 25 anos de excelentes serviços prestados. A capa de «Le Philatéliste Belge» número 45 mostra um postal alemão desenhado por Ignaz Heymann, em Trieste no ano de 1806. Esta é a revista trimestral editada por Patrick Maselis e com redacção dirigida por Philippe Lindekens, órgão da Real Academia de Filatelia da Bélgica, e da Sociedade Filatélica Belga.
Três bons artigos nesta edição, que vou aqui referenciar com o título em francês e uma tradução rudimentar da minha autoria: de Alain Pierret, "La taxe de pénalité en francs-or" (A taxa de penalização, o valor do porteado em francos-ouro); de Alain Hurpet, "Alphonse Chassepot, imprimeur en taille-douce sulfureux" (Alphonse Chassepot, impressor em talhe-doce sulfuroso); e de Luc Content, "L'utilisation de boîtes mobiles pour l'envoi de courrier entre les îles anglo-normandes et diverses villes portuaires françaises" (A utilização de caixas móveis para o envio de correspondência entre as ilhas anglo-normandas e diversas cidades portuárias francesas).
O órgão oficial da Federação Filatélica da Áustria - Verband Österreichischer Philatelistenvereine, «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich» número 6 de 2023, destaca na capa os 500 anos de reinado sueco, a Dinastia Vasa (1523-1654), um artigo de Dietrich Ecklebe, membro da AIJP - Association Internationale des Journalistes Philatéliques.
Nesta publicação que apresenta sempre bons artigos temáticos e também de história postal, e especializados de filatelia clássica, vem sempre muita informação das actividades do associativismo austríaco, das actividades que promovem nas instalações da federação com lançamentos filatélicos e exposições, e a informação actualizada das novidades dos Correios da Áustria. Este mês há ainda artigo sobre a Polinésia Francesa, de Wolfgang Weitlaner.
Sem comentários:
Enviar um comentário