O Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil E.P.E. foi criado a 29 de Dezembro de 1923 para investigação, estudo e tratamento da doença oncológica, instituto que ficou ligado desde logo à Faculdade de Medicina de Lisboa, e tem o nome do seu fundador, o médico cirurgião Francisco Gentil (1878-1964). É um "Centro de Referência Nacional no tratamento de vários tipos de cancro, certificado pelo Ministério da Saúde e pela Organisation of European Cancer Institutes (OECI)", como nos diz a pagela da emissão filatélica.
Os CTT - Correios de Portugal associaram-se a esta comemoração lançando hoje, dia 29 de Setembro, esta emissão de dois selos e um bloco filatélico que mostra a evolução de sectores do IPO, e a fachada do edifício na imagem de fundo do bloco. É um trabalho de design de Hélder Soares, da Unidesign, baseado em imagens dos arquivos do IPO e da Câmara Municipal de Lisboa.
A cerimónia oficial de lançamento desta emissão aconteceu hoje de manhã no anfiteatro do Instituto Português de Oncologia de Lisboa, com a presença do Ministro da Saúde, Dr. Manuel Pizarro, da Presidente do Conselho de Administração do IPO de Lisboa, Drª Eva Falcão, do CEO dos CTT, Dr. João Bento, e outras individualidades oficiais e da instituição.
Sem comentários:
Enviar um comentário