sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

40 Anos de Angra - Património Mundial

 A 7 de Dezembro de 1983, Angra do Heroísmo integrou a lista de cidades Património Mundial da UNESCO, fez agora 40 anos e o Núcleo Filatélico de Angra do Heroísmo assinalou esta data com uma Exposição Filatélica e a edição deste postal ilustrado pelo artista terceirense Virgílio Toste, e selo personalizado que mostro aqui.

Para que todos possam ler o texto do postal, em especial os muitos leitores do estrangeiro que seguem esta página com a tradução automática, transcrevo aqui o texto integral: "A 1 de janeiro de 1980 Angra foi arrasada por um violento sismo 7.2 da escala de Richter. Teve de reerguer-se qual Fénix, a figura mitológica grega que renasceu das próprias cinzas, a pulso e assente na fibra da sua gente. E fê-lo de forma tão evidente e tão bem-sucedida que, passados apenas 3 anos, integrou a lista de cidades Património Mundial da UNESCO. Do colapso devastador se alimentou a força do seu renascimento. Da poeira dos escombros se consumou a mais alta distinção. Neste ano em que se comemoram 40 anos sobre esta conquista, depois de ser reconhecida a sua resiliência e estoicismo, e depois de confirmado o heroísmo do seu povo, é tempo de celebrar a distinção dos outros sobre nós. De aplaudir a sua nobreza, de assacar as suas virtudes, de reconhecer de que fímbria é feita a sua têmpera".

Ainda tem um texto parcial da Dra. Cláudia Cardoso: "A terra de Violante do Canto e de Brianda Pereira. Vivemos tempos difíceis, em que se desmerece o mérito e se endeusam medíocres. Mas, cabe-nos reconhecer a virtude de habitarmos uma cidade baía que não é apenas porto, mas que é deusa renascida, que é soberba na nobreza do seu casario, e na aristocracia do seu semblante renovado". 



Sem comentários:

Enviar um comentário