quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Homenagem a Luiz Gama

 Os Correios do Brasil lançaram no passado dia 6 deste mês de Dezembro, este selo que homenageia Luiz Gama (1830-1882), um defensor intransigente dos Direitos Humanos e da abolição da escravatura, ele que foi escravo dos 10 aos 18 anos e que depois se tornou escritor, jornalista e defensor dos escravos. Um autodidacta de grande valor que foi homenageado com este selo postal.

Como nos diz Silvio Luiz de Almeida, Ministro de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania, num trecho do Edital desta emissão filatélica dos Correios do Brasil: Luiz Gama "foi nomeado «advogado provisionado» após receber a autorização judicial para advogar, já que pelas circunstâncias de sua vida não teve a oportunidade de obter o diploma de direito. Foi nessa condição que se tornou grande e respeitado advogado, tendo conduzido ações judiciais que culminaram na libertação de centenas de pessoas escravizadas".

É um trabalho artístico de Antonio Obá, que se baseou no poema "Coleirinho", de Luiz Gama. A impressão é da Casa da Moeda do Brasil. Mais uma vez agradeço a Júlio D'Castro pelo seu "Informativo Filatelia 77", de onde retirei estas imagens e informações.



Sem comentários:

Enviar um comentário