Estão a terminar as XXXIII Olimpíadas de Paris, e muitos selos de todo o mundo celebraram este grande acontecimento desportivo que divulguei algumas vezes. Para terminar em beleza este tema tão acarinhado pelos coleccionadores temáticos, mostro mais alguns selos e dedico estas minhas divulgações que fiz sobre os selos destes Jogos Olímpicos de Paris, a um grande especialista deste tema e amigo Fernando Xavier Martins.
Os Correios da Eslováquia escolheram uma modalidade que não é hábito ver em selos, tiro com arco, um dos primeiros desportos na história olímpica a incluir competidoras femininas, nas III Olimpíadas de 1904. Esta modalidade esteve arredada dos programas olímpicos desde 1920 a 1972, quando foi retomada em Munique. A emissão de dois selos foi posta a circular no dia 28 de Junho, e mostro o sobrescrito com carimbo de primeiro dia enviado pelo amigo Drahos Hreno, e o selo que falta com um atleta paraolímpico. É um trabalho de design gráfico de Peter Augustovic, o selo do atleta paraolímpico tem design de Igor Piacka, o FDC tem trabalho de gravação de Ludomir Zálec, e a impressão é de Tiskárna Hradistko.
Os Correios da Eslovénia escolheram a escalada desportiva e o ciclismo de estrada para ilustrar a sua emissão filatélica dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Em 1924 realizaram-se em Paris os Jogos da VIII Olimpíada, e nesse ano a Eslovénia teve o primeiro campeão olímpico, Leon Stukelj (1898-1999) em ginástica, atleta que conquistou ainda uma medalha de ouro e duas de bronze nos Jogos de Amesterdão, em 1928, e uma medalha de prata em 1936, em Berlim.
Esta emissão também é uma homenagem a este primeiro medalhado esloveno, mostrando modalidades em que o país é forte na competição. Os selos foram lançados a 8 de Julho, num trabalho artístico de Svetlana Milijasevic, e impressão de AKD d.o.o., de Zagreb. Ficam por divulgar muitas outras emissões, que os coleccionadores deste tema vão descobrir um dia destes.
Sem comentários:
Enviar um comentário