A segunda série da emissão filatélica dos CTT - Correios de Portugal dedicada à Arte Contemporânea Portuguesa já está a circular desde ontem, dia 12 de Setembro, o projecto SELO // ARTE que nasce da vontade de mapear a arte contemporânea portuguesa, num gesto de encontrar paralelo na missão de conectar e dar coesão ao território nacional, através dos CTT Correios de Portugal, como nos diz no texto da pagela a curadora deste projecto, Verónica de Mello.
Fez exactamente um ano que foi lançada a primeira série, e aqui relembro que nesses selos homenagearam, entre outros, duas artistas já desaparecidas, Helena Almeida e Lourdes Castro. Nesta emissão agora lançada, todos os seis artistas estão a trabalhar nas suas artes, Pedro Cabrita Reis, Pedro Calapez, Rui Chafes, Ângela Ferreira, Fernanda Fragateiro e Joana Vasconcelos, que têm obras espalhadas por vários espaços, desde museus, galerias, colecções particulares e até espaços urbanos.
Ainda nas palavras de Verónica de Mello: "Com o projecto SELO // ARTE, a filatelia torna-se espaço de criação, de memória e de celebração da cultura viva em Portugal. Através desta série, a arte contemporânea portuguesa aproxima-se do público, circula, comunica e permanece no tempo". A emissão filatélica tem trabalho de design gráfico de Hélder Soares, de Unidesign, e impressão dos Correios da Bélgica - Bpost Philately & Stamps Printing.






Sem comentários:
Enviar um comentário