quarta-feira, 17 de julho de 2013

Arte Oriental

A arte oriental é riquíssima, em especial a fabricação de cerâmica e porcelana decorativa produzida na China desde o III Milénio a.C.. Muitos países desta zona usam a filatelia para mostrar estas obras de arte, e a sua cultura.

Os Correios da República da China (Taiwan) puseram a circular no dia 10 de Julho uma série de dois selos e um bloco filatélico, representando vasos da Dinastia Ming, da colecção do Museu do Palácio Nacional.

O bloco apresenta os dois selos, um desenho de fundo com partes destes jarrões decorativos, e uma caligrafia de Dong Qi-chang, da Dinastia Ming em caracteres chineses cuja tradução é artesanato antigo.

Por seu lado os Correios da China emitiram uma série de seis selos representando estátuas budistas. Aqui é já um encontro entre duas culturas, a arte da India com a da China.

Os selos mostram estátuas de: Guanyin Bodhisattva (5ª Dinastia); Ksitigarbha Bodhisattva (Dinastia Song); Shkyamuni (Dinastia Ming); Amitayus Buddha (Dinastia Ming); Manjusri Bodhisattva (Dinastia Ming); e Samantabivadra Bodhisattva (Dinastia Ming).

Sem comentários:

Enviar um comentário