terça-feira, 9 de agosto de 2022

Emissões Filatélicas da Croácia 2022 - I

 Das várias emissões filatélicas lançadas este ano pelos Correios da Croácia - Hrvastka Posta, algumas já divulgadas aqui, destaco hoje as belas imagens do país que cativam o turista, e como estamos no período das férias aqui fica a imagem de Metkovic, a cidade croata nas margens do Rio Neretva que está a assinalar seiscentos anos da primeira referência ao lugar. Mas há vestígios pré-históricos e da passagem dos romanos nos Museus Arqueológico de Narona e de História Natural de Metkovic. O trabalho de design é de Duje Segvic, baseado em fotografia de Marin Veraja, e o primeiro dia de circulação foi a 17 de Janeiro.


A 5 de Maio lançaram esta série de dois selos mostrando lagos, uma emissão conjunta com os Correios da Suíça para comemorar 30 anos de relações diplomáticas. Assim temos dois lagos, um na Suíça, o Lago Caumasee (Cauma), fotografado por Gaudenz Danuser que também tratou do design gráfico do selo, e o Lago Visovac com aquela ilha no meio e o seu Mosteiro Franciscano de Visovac, um trabalho do designer Dean Roksandic.


Deixei para o fim estas imagens da série "Turismo Croata - Dakovo", que representam a Catedral e o "Festival Dakovacki vezovi", um evento cultural que começou no Ano Internacional do Turismo, e que tem vindo a crescer de importância e de visitantes. O primeiro dia de emissão foi a 2 de Junho, e o design gráfico é de Dean Roksandic baseado em fotografias de Mario Romulic e Drazen Stojcic. A impressão destas emissões foi de AKD d.o.o., de Zagreb.



Sem comentários:

Enviar um comentário