Venham descobrir comigo estas excelentes publicações filatélicas recebidas nos últimos tempos. O «Boletim do Clube Filatélico de Portugal» número 480, com a capa a mostrar, numa fotografia antiga, a entrada do Quartel dos Dragões, no Lubango, em Angola, foto de colecção particular e uma das imagens que complementa o artigo dos irmãos Eduardo e Luís Barreiros, "1ª Guerra Mundial. O Serviço Postal Militar das Forças Expedicionárias ao Sul de Angola".
Os outros bons artigos que completam esta edição: de Luís Frazão, "O Inteiro de 10 reis de Angola da emissão de D. Luís"; de Armando Bordalo Sanches, "O Porte a Pagar em Portugal - VIII"; de David Bradley, "An Early Airmail Cover from Porto Amélia, in Moçambique"; de Altino Silva Pinto, A minha "Peça" favorita; de Adelino Caravela, "Sigilografia em documentos dos séculos XVIII a XIX. A arte em papel nos selos de chapa"; de António Abreu, A Série Base "Karavelle" 1943-1949 - 3ª Parte; de Fernando Couto, "Marcofilia de Moçambique - PALOP"; e de Américo Rebelo, "A Ordem dos Psittaciformes vista através da Filatelia, Maximafilia e Cartofilia (Postais Ilustrados)". Agora que já vos abri o apetite, procurem-na ou façam-se sócios do maior e mais importante clube filatélico português.
De Itália chegou o número 191 de «quaderno filatelico», a publicação de divulgação do coleccionismo para os sócios do Circolo Culturale "il rifugio del lupo", a antiga Associação Falconara, e da sua Secção Francesa "Les Épicuriens de la Philatélie", duas associações de que me orgulho fazer parte, dirigidas pelos bons amigos Luigi Santini e André Feller. Em todas as suas publicações dão notícia das actividades das associações da região onde estão inseridos, neste caso a região de Marche, mostrando nesta primeira página as peças filatélicas comemorativas que produziram, em especial para celebrar o "Premio Gigli d'Oro 2022 - Josè Carreras", e para o Dia Internacional da Mulher e Dia do Pai.
Informações da vida associativa destes filatelistas, e dos problemas que surgem com as Administrações Postais Italiana, do Vaticano e de San Marino, completam esta edição, que dá sempre espaço aos seus associados para exporem as suas críticas e dúvidas. Um dia destes divulgo aqui as belas peças filatélicas personalizadas que me enviaram há tempos.
Hoje estou a destacar publicações de associações de que sou sócio, como esta «The Philatelic Journalist» número 171, o órgão oficial da AIJP - Association Internationale des Journalistes Philatéliques, dirigida pelo seu presidente Wolfgang Maassen. Um destaque especial para a Exposição Mundial "IBRA 2023" que teve patrocínio da AIJP, associação que instalou uma área de leitura e que ganhou 13 novos membros, autores e jornalistas filatélicos que passam a fazer parte desta grande família da literatura filatélica mundial que é a AIJP. Ainda durante a IBRA realizaram o congresso anual, aproveitando a presença de muitos membros.
Neste fim-de-semana, de 20 a 23 de Julho, também estiveram a patrocinar a Exposição "NAPOSTA 2023", que se realizou no Parque de Exposições de Trier, na Alemanha. E no próximo ano será a vez da "EFIRO 2024", Exposição Internacional de Filatelia, em Bucareste, na Roménia, exposição que destacarei dentro de dias, pois estão abertas as inscrições para os filatelistas participarem. Para além de outros artigos, apresenta uma intervenção de Antoine Clavel e Karl Louis intitulada "Quo Vadis Philately?".
Sem comentários:
Enviar um comentário