sexta-feira, 28 de julho de 2023

Publicações recebidas - Julho - II

 Na continuação da divulgação das excelentes publicações filatélicas impressas, recebidas nos últimos tempos, hoje trago estas para fazer uma breve apresentação e aconselhamento para que as procurem e leiam. E a primeira é a revista «Filatelista» número 1209, o órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - Polski Zwiazek Filatelistów aqui a destacar na capa algumas imagens da "IBRA 2023", notícia que depois é desenvolvida por Adam Szuler, o chefe de redacção da publicação. Concorreram na Classe de Literatura Filatélica e obtiveram Medalha de Vermeil (Prata Dourada).

Destaque também para o artigo de Slawomir Bem, Presidente do Comité de Maximafilia Polaco, sobre o Melhor Postal Máximo de 2021 seleccionado pela FIP - Federação Internacional de Filatelia, que premiou o postal da Polónia com o trabalho das abelhas. Na área da Aerofilatelia, Jerzy Kupiec-Weglinski dá-nos um estudo sobre "Os primórdios da comunicação aérea postal da Polónia para o subcontinente australiano". Mas há muito mais nesta publicação, que podem ver no índice apresentado no website desta federação.


A capa da «FEPA NEWS» número 43, a publicação da FEPA - Federação das Associações Europeias de Filatelia, também destaca um momento especial da Exposição Mundial "IBRA 2023", o Presidente da Federação Alemã, Alfred Schmidt, vencedor do Grande Prémio Nacional, com a sua colecção "Prússia - As Três Primeiras Emissões 1850-59". Mas esta revista pode ser toda lida no website da FEPA. Aproveitem.

Traz muita informação das exposições que já se realizaram e de outras que serão realizadas em breve ou no próximo ano. Também destacam os Prémios FEPA 2022, que distinguiram Patrick Maselis por Excepcional Serviço para a Filatelia Organizada, e este prémio também para Frank Walton (1955-2022), ainda Jürgen Herbst com a Medalha para o Melhor Estudo e Pesquisa Filatélica, e certificados para vários filatelistas onde estão os filatelistas portugueses Eduardo e Luís Barreiros. Há ainda referência à "Medalha Kiddle 2023 para o Mais Inovador Website", que premiou a página web DASV - Deutscher Altbriefsammler-Verein e.V., da Alemanha. Eu e esta nossa página também fomos nomeados para este prémio europeu, mas como podem ver na revista online, eu não sou do Brasil como me apresentam, mas sim de Portugal.


Sem comentários:

Enviar um comentário