domingo, 27 de agosto de 2023

Publicações recebidas - Agosto 2023 - I

 Descubram comigo as excelentes publicações da filatelia brasileira que chegaram nestes últimos tempos, por correio em formato impresso ou aquelas que chegam no correio electrónico. Entre elas está o «Boletim Informativo Santista», do Clube Filatélico e Numismático de Santos, que podem seguir através desta sua página de Facebook. Eles enviam o boletim por e-mail.

Então, vamos ver estas revistas impressas, começando com o número 211 de «FILACAP», o órgão de divulgação da Associação Cultural FILACAP, de Cachoeira Paulista, que podem receber por assinatura. Esta edição, do seu grande dinamizador e amigo, o Prof. José Maurício do Prado, celebra os 180 Anos do Primeiro Selo Postal Brasileiro, aqui com artigo de Agnaldo de Souza Gabriel. Mas vão ter de descobrir os outros bons artigos do Dr. Roberto Antonio Aniche, sobre o deficiente físico na filatelia, de José Evair Soares de Sá a marcofilia temática, o estudo dos envelopes pré-selados de Henrique C. Braga, a filatelia aberta por Wilson de Oliveira Neto, de José Paulo Braida Lopes um artigo sobre o Aqueduto da Carioca, também a poesia na filatelia, de Luiz Gonzaga Amaral Júnior, "Os Blocos da Brasiliana 1983", de Peter Meyer, e muito mais que vocês têm de descobrir assinando esta excelente publicação. Não coloquei de propósito os títulos correctos dos artigos (só num exemplo), para que haja interesse em descobrir.


Também chegou o nº 100 do «Rio Grande Filatélico», o órgão da Sociedade Filatélica Rio-Grandense, de Porto Alegre, dirigido pelo seu Presidente e amigo Henrique Bunselmeyer Ferreira, filatelistas que estão a celebrar 92 anos da sociedade. A história e o percurso destes cem números desta publicação, está no excelente artigo do amigo Henrique com actualização de um outro texto que tinha publicado em 2006. É a vida desta associação espelhada nas suas publicações.

Para além deste destaque do aniversário, esta edição apresenta ainda o artigo do amigo e filatelista português Américo Lopes Rebelo, "O Rouxinol Comum Visto Através da Maximafilia". Este nosso filatelista, maximafilista, cartofilista e autor de artigos sobre todas estas áreas de coleccionismo não necessita de muita apresentação, pois é o mais premiado filatelista português, nacional e internacionalmente com os seus artigos e colecções, um exemplo a seguir por todos.


Em formato digital chegou a ligação para ver o último número da revista do Grupo de Estudos de Censura Postal, o número 5 de «O Crivo», publicação que pode ser lida no website da FEBRAF - Federação Brasileira de Filatelia e que é um excelente trabalho da equipa editorial com Rubem Porto Jr e Márcio Javaroni, e de todos os colaboradores que em cada número da publicação dão o seu contributo para o conhecimento do tema.

O tema é muito interessante e aqui não trata só da censura no Brasil, estes estudos também tratam da censura noutros países e regimes, sendo por isso importante para todos nós. Este é um grupo de WhatsApp, mas na publicação vão encontrar forma de contactar e saber como aderir e participar. A informação desta publicação, e de muitas outras iniciativas, chega através do amigo Fabio Flosi, do Brasil, a quem agradeço vivamente.


Ainda de forma digital, podemos ver um Bate-Papo que aconteceu na SPP Conecta - Sociedade Philatelica Paulista, sobre o lançamento de "O Serviço Postal da Força Expedicionária Brasileira - FEB (1944-1945)", um trabalho do Projeto "Filigrana".


Outro boletim que recebo regularmente no meu e-mail, é o «Boletim Filatélico» do Clube Filatélico Brusquense, e este cuja capa mostro aqui é o número 51, referente a Setembro/Outubro, ou seja, é muito recente e ainda não enviaram, portanto não tive hipótese de passar a vista por estas folhas digitais. Mas não queria deixar de referenciar, ainda para mais neste dia em que escolhi a excelente literatura filatélica brasileira. Mas vão encontrar, por certo, na rede social habitual.

Quero também deixar hoje um sinal de lamento por não conseguir divulgar tudo o que me enviam, em especial aos amigos de Brusque. Nesta minha especialidade, das notícias filatélicas, nem sempre se consegue fazer o que se deseja, e o que mais desejava era ter tempo para ler e divulgar tudo.


Sem comentários:

Enviar um comentário