domingo, 30 de junho de 2024

A Crawford Medal veio para Portugal

 A excelente literatura filatélica produzida em Portugal ganha um novo Prémio Internacional, com os filatelistas e doutores Luís e Eduardo Barreiros a conquistarem a Medalha do "3rd Annual Crawford Festival", que se realizou nos dias 25 e 26 de Junho na Royal Philatelic Society London, com a sua obra "Portuguese India. Postal History and the First Issues - From the 'natives' to 1900". Esta obra foi apresentada na RPSL em Janeiro de 2023, e nessa ocasião divulguei esse grande evento, para além de outras medalhas e prémios que têm conquistado a nível nacional e internacional.

Como se pode ler no website da Royal Philatelic Society London: "A Medalha Crawford é uma medalha de prata dourada concedida à contribuição mais valiosa e original ao estudo e conhecimento da filatelia publicada em forma de livro durante um período relevante da história. Esta medalha está aberta à competição mundial e foi concedida pela sociedade em 90 ocasiões desde a primeira premiação em 1920.

A medalha recebeu o nome de James Lindsay, 26º Conde de Crawford, que na época de sua morte em 1913, havia acumulado a maior biblioteca filatélica do seu tempo. A biblioteca foi doada integralmente ao Museu Britânico e hoje é mantida na Biblioteca Britânica em Londres".

Neste ano de 2024, a Crawford Medal veio para Portugal, e estes grandes filatelistas Luís e Eduardo Barreiros, os maiores filatelistas portugueses da actualidade, estão de parabéns pelo seu grande trabalho de estudo e divulgação da História Postal Portuguesa e Mundial.






  

sábado, 29 de junho de 2024

Noticiário de Marcofilia - Junho 2024 - III

 A marcofilia comemorativa portuguesa vai ter novidades nos próximos dias, carimbos criados pelos CTT - Correios de Portugal para: a Mostra Filatélica e de Coleccionismo Comemorativa dos 50 Anos do 25 de Abril, da ARPCA - Almada, no dia 6 de Julho, na Oficina de Cultura de Almada, evento que divulguei no passado dia 26; os carimbos de primeiro dia da emissão "Camões - 500 Anos", no dia 10; e também no dia 10 para a emissão filatélica "Desportos do Mediterrâneo - Euromed Postal".

Estes carimbos serão apostos nas correspondências apresentadas para o efeito, nos locais e datas que indico aqui:




sexta-feira, 28 de junho de 2024

50ª Expo-Feira do Colecionismo no Porto

 É neste sábado, dia 29 de Junho, que acontece a "50ª Expo-Feira do Colecionismo" no Centro Comercial da Cedofeita, na Cidade do Porto, uma iniciativa do Clube de Coleccionadores de Gaia que conta sempre com a colaboração desta área comercial do centro da cidade.

É um dia bem passado para todos os coleccionadores, das 10 às 18 horas com todas as áreas de coleccionismo, onde se pode trocar, vender, comprar e expor, como nos mostra a imagem do cartaz. Estes amigos de Vila Nova de Gaia estão de parabéns por todas estas iniciativas para o desenvolvimento do coleccionismo, e por nos irem proporcionar uma grande jornada de filatelia em Setembro, a "GAIA 2024".


quinta-feira, 27 de junho de 2024

Chipre nos Jogos Olímpicos de Paris

 Os atletas de Chipre estão a preparar a sua participação, para que em Paris sejam incluídos entre os melhores do mundo. Os "Jogos Olímpicos Paris 2024" decorrem entre 26 de Julho e 11 de Agosto, com as competições de rugby e futebol a começarem dois dias antes da Cerimónia de Abertura das Olimpíadas. São 19 dias de competição, em que a "missão é tornar o mundo um lugar melhor através do desporto", como diz Thomas Bach, Presidente do Comité Olímpico Internacional.

Os Correios de Chipre puseram a circular no dia 2 de Maio a sua emissão filatélica dedicada aos Jogos Olímpicos, estes quatro selos e o respectivo sobrescrito de primeiro dia de emissão, um trabalho de design de Alexandros Savvides, e impressão de Baltic Banknote High Security Printing. Aí está mais esta emissão de selos para os muitos milhares de coleccionadores dos temas desportivos.






quarta-feira, 26 de junho de 2024

Exposições e Feiras - Junho 2024 - IV

 A 17ª Mostra de Filatelia e Coleccionismo de Almada realiza-se mais cedo este ano, é de 6 a 27 de Julho na Oficina de Cultura de Almada, numa organização da Secção de Filatelia e Coleccionismo da ARPCA - Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Almada, e com a colaboração da Câmara Municipal de Almada, da Federação Portuguesa de Filatelia e dos CTT - Correios de Portugal.

Este ano é dedicada aos "50 Anos da Revolução do 25 de Abril", como mostro na imagem do Programa Mensal da CMA, um tema muito rico em todas as áreas de coleccionismo. Haverá, como sempre, carimbo comemorativo, que divulgarei dentro de dias, e os habituais selos personalizados e sobrescrito comemorativo, tudo com o excelente trabalho destes amigos coleccionadores, que mais uma vez conseguem erguer uma excelente Mostra de Filatelia e Coleccionismo com boas participações.


Clube Filatélico e Numismático de Poços de Caldas, de Minas Gerais, no Brasil, realiza neste sábado 29 de Junho o seu habitual Café Encontro Mensal, no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, a partir das 14 horas com o habitual convívio entre coleccionadores, trocas e vendas, esclarecimento de dúvidas e reunião do clube com os seus associados.

Relembro que o Clube de Poços de Caldas tem patente ao público até Julho a Mostra de Colecionismo "Monarquia Através dos Tempos", no Espaço Cultural da Agência Central de Correios, uma oportunidade para quem se desloca a este espaço, poder desfrutar dos conhecimentos que o coleccionismo proporciona.



terça-feira, 25 de junho de 2024

Emissão Europa - Fauna e Flora Subaquáticas - III

 No dia 9 de Maio os Correios do Kosovo lançaram a sua "Emissão Europa - Fauna e Flora Subaquáticas", estes dois selos e bloco filatélico com trabalho de design de H. Ademi, e impressão de N.G. Blendi. A fauna representada é a carpa, três espécies desta península balcânica, espécies que vivem nos rios do país e que são comuns no Mar Adriático.




Os Correios de Aland puseram a circular no dia 8 de Maio a sua Emissão Europa, destacando a enguia, que desempenha um papel fundamental para o ecossistema e o clima do Mar Báltico. Há ainda a imagem da planta (Zostera marina) que vive inteiramente debaixo de água e é a única do género no Mar Báltico. Precisa de sal para florescer e prefere fundos marinhos arenosos onde forma densos prados subaquáticos. O trabalho artístico da emissão é de Katja Syrjä, o design gráfico é de Johanna Finne Rebecka Lundén, e a impressão é de Cartor Security Printing, de França.



segunda-feira, 24 de junho de 2024

30 Anos de Relações Diplomáticas do Quirguistão

 O KEP - Kyrgyz Express Post assinalou o 30º Aniversário das Relações Diplomáticas entre o Quirguistão e o Brasil, a Indonésia e a República Checa, com esta emissão filatélica lançada no dia 30 de Abril deste ano, emissão que para além das bandeiras dos dois países, mostra as flores ou árvores nacionais de cada país amigo. É um excelente trabalho de design da artista Daria Maier.

Nas folhas miniatura também são representadas na vinheta sem valor a planta emblemática do Quirguistão, a Fritillaria eduardii (flor da lua), uma planta nativa da Ásia Central. O selo dedicado às Relações Diplomáticas com o Brasil, representa a árvore da trombeta dourada (Hhandroanthus chrysotrichus). O selo dedicado à Indonésia mostra uma das maiores flores e mais rara do mundo, a Raflésia-comum (Rafflesia arnoldii), nativa das Ilhas de Sumatra e Bornéu. O selo que celebra os 30 Anos de Relações Diplomáticas com a República Checa, representa flores de tília de folhas pequenas, a sua árvore nacional. O bom trabalho de impressão, é como sempre de Nova Imprim, da Moldávia. Nesta data de primeiro dia de emissão, puseram a circular outras emissões, umas que já divulguei e outras que divulgarei noutras ocasiões.











domingo, 23 de junho de 2024

Leilões Filatélicos de Junho 2024 - III

 Até ao final deste mês temos mais estes leilões filatélicos para descobrir, começando por este excelente catálogo impresso que recebo regularmente de Auckland, do Leilão Postal nº 102 de Ashford Stamps Limited, da Nova Zelândia para o dia 27 de Junho, catálogo que apresenta dois mil e noventa e seis lotes para venda. As capas são sempre assim, bem recheadas de imagens de selos e peças filatélicas muito interessantes, que despertam logo a curiosidade para ver todo este catálogo no website desta casa filatélica da Nova Zelândia.

A filatelia da Nova Zelândia está sempre em grande destaque nestas vendas, com todas as suas áreas, desde os clássicos, áreas temáticas, a filatelia fiscal, os territórios Antárcticos, as emissões comemorativas mais recentes, área de vinhetas e muito mais. Há ainda filatelia de muitos outros países, incluindo uma grande representação da Comunidade Britânica, e também bons lotes de Portugal que devem ver. Vejam e descubram estas excelentes vendas da filatelia mundial.



A Casa Filatélica Partenophil, de Nápoles, em Itália, está a realizar a sua venda por internet de Junho que termina no dia 28 a partir das 15 horas. São quinhentos e noventa e um lotes, na maioria de Itália e de toda a sua área, mas com muitos lotes do estrangeiro, como podem ver no website desta Casa Filatélica e Numismática Italiana do amigo Gennaro Todisco.

Vão encontrar um catálogo online muito ilustrado, com filatelia clássica, em especial dos Antigos Estados Italianos e de muitos outros países, também filatelia das colónias e ocupações militares, emissões locais, história postal e correio aéreo muito interessante. Há ainda pré-filatelia da Alemanha, correio por balão, postais ilustrados antigos, colecções e acumulações e muito mais. Vejam e participem nestas excelentes vendas.


Descubram ainda estes leilões que acontecem um pouco por todo o mundo, com estas ligações directas a partir daqui:

Quest Philatelic Auctions - dia 26

Weeda Stamps - dia 26 

John Bull - dia 27 

Württembergisches Auktionshaus - dia 28

Behr Philatélie - dia 27 

Modern Stamps - dia 29 

Mowbray Collectables - dia 2 de Julho

Ferrario Aste - dia 2

sábado, 22 de junho de 2024

Pesqueiras do Rio Minho

 Esta arte da pesca artesanal do Rio Minho está referenciada desde o século XI, como se pode ler no website do Município de Monção, e que são armadilhas construídas em muros para a pesca da lampreia, da savelha, do sável, da truta e do salmão. uma forma de subsistência para as gentes da margem portuguesa deste rio fronteiriço entre Portugal e Espanha, o Alto Minho e a Galiza. Esta arte de pesca está inscrita no inventário português do Património Imaterial desde 2022.

Os CTT - Correios de Portugal lançaram esta carteira de oito selos personalizados, com imagens cedidas pela Associação de Pescadores do Rio Minho e pelos Municípios de Monção e Melgaço. A carteira pode ser adquirida no Serviço de Filatelia dos CTT - Correios de Portugal.



sexta-feira, 21 de junho de 2024

Conservação da Natureza - Emissão da Eslováquia

 A Águia-cobreira (Circaetus gallicus) é uma ave migratória que chega à Eslováquia entre Março e Abril, quando começa a melhorar o tempo nestas paragens, e parte em Setembro para África, a Sul do Sahara à procura das boas condições climatéricas e de alimentação. Como o próprio nome indica, é um predador especialista em cobras e lagartos que divide a sua presa com o único filhote que cria por ano. É uma espécie protegida que nidifica nas Montanhas Vihorlat.

Os Correios da Eslováquia lançaram esta emissão filatélica a 7 de Junho, em Michalovce, um excelente trabalho de design e gravação de Josef Cesla, e trabalho de impressão de Tiskárna Hradistko. Estas bonitas peças filatélicas foram enviadas pelo amigo Drahos Hreno, da Eslováquia.



quinta-feira, 20 de junho de 2024

O Farol de Punta Nador - Larache

 A Cidade de Larache, a cerca de oitenta quilómetros de Tânger, no Reino de Marrocos, tem no seu Património Edificado e Cultural este emblemático edifício à entrada do porto, o Farol de Punta Nador, uma torre octogonal branca de quarenta e quatro metros construída em 1919, e com dois flashes brancos a cada 15 segundos, visíveis a vinte seis milhas náuticas. Embora os instrumentos náuticos estejam cada vez mais desenvolvidos, os faróis continuam a ser em todo o mundo uma garantia de segurança para a navegação, um acréscimo de beleza na paisagem envolvente, e o motivo para muitos coleccionadores de selos e outros objectos coleccionáveis, enriquecerem as suas colecções.

Os Correios de Marrocos - Barid Al-Maghrib lançaram hoje, dia 20 de Junho, este selo e sobrescrito de primeiro dia com uma pintura do artista Said El Hbicha. A impressão foi executada por Dar As-Sikkah, de Marrocos. Aqui estão bonitas peças filatélicas para os nosso temáticos.



 

quarta-feira, 19 de junho de 2024

Exposições e Feiras - Junho 2024 - III

 A Cidade de Timbó, no Estado de Santa Catarina, no Brasil, vai receber filatelistas, numismatas e coleccionadores de outras áreas no "Encontro de Colecionadores de Timbó", neste fim-de-semana de 22 e 23 de Junho, no Timbó Park Hotel, numa organização da AFINUTI - Associação Filatélica e Numismática Timboense, e contando com o apoio da FILABRAS - Associação dos Filatelistas Brasileiros. Para além das exposições, feira e troca de coleccionáveis, há o convívio e o lançamento do livro "Lauro Müller", da autoria de Renato Mauro Schramm, e lançamento de selo, carimbo, FDC e Postal Máximo.



"Exposição Internacional de Filatelia Alemanha - Brasil 2024" acontece de 27 a 30 de Junho em Haldensleben, na Alemanha, para assinalar os "200 Anos de Imigração Alemã no Brasil", numa organização da associação local, a Verein der Briefmarkenfreunde von Haldensleben und Umgebung e.V., contando com a colaboração da Federação Filatélica Alemã e da FEBRAF - Federação Brasileira de Filatelia. Há ainda comemoração dos 50 anos do Grupo de Estudo "Arbeitsgemeinschaft Brazil eV in BDPh". No website desta organização vão encontrar peças filatélicas que vão ser lançadas, e os links para as obter.



terça-feira, 18 de junho de 2024

Selos com Cavalos Recordam o Pony Express

 Começou ontem, dia 17 de Junho, em St. Joseph, no Missouri, o "164º Pony Express Re-Ride", um evento anual de 10 dias em que os cavaleiros refazem a rota histórica que ligava esta localidade à Califórnia, uma rota de transporte de correspondência.

Serviço Postal dos Estados Unidos - USPS lançou ontem esta emissão filatélica com cerimónia realizada no Patee House Museum, em St. Joseph, uma bonita emissão de cinco selos com imagens de cavalos, aqui mostrada numa folha miniatura com quatro séries, um trabalho de design gráfico de Derry Noyes, baseado nas fotografias de Stephanie Moon e Karen Wegehenkel. A impressão é de Banknote Corporation of America.


segunda-feira, 17 de junho de 2024

Leilões Filatélicos de Junho 2024 - II

 Este tem sido um mês forte em leilões filatélicos, e Portugal não fica atrás terminando nos dois últimos dias com este 51º Leilão do Clube Filatélico de Portugal, no dia 29 o leilão presencial na sala da sede do clube, em Lisboa, e nos dias 30 de Junho e 1 de Julho a venda dos lotes por correio, com todas as sessões a poderem ser licitadas pela internet no momento do leilão. É um excelente catálogo com três mil oitocentos e noventa e um lotes, catálogo que já está a chegar aos sócios do clube, pois é destinado exclusivamente aos sócios do Clube Filatélico de Portugal, como sempre.

Em destaque estão todas as áreas da filatelia portuguesa e das ex-colónias, com valores de licitação inicial muito interessantes, muita variedade da filatelia clássica, provas e erros como nos mostra a capa, também de grande valor. Há ainda muitos lotes de literatura filatélica, colecções e acumulações, filatelia do estrangeiro, marcofilia e lotes diversos de várias áreas de coleccionismo. São leilões muito interessantes que os sócios do CFP têm oportunidade de seguir e participar.



Outro excelente leilão é o da casa filatélica e editora Yvert&Tellier, de França, a VSO nº 14 para o dia 24 de Junho com mil quinhentos e oitenta lotes. No website desta casa filatélica francesa, conhecida em todo o mundo pelos seus catálogos e álbuns, podem seguir toda esta venda e consultar o respectivo catálogo. As capas mostram peças muito interessantes desta venda, que tem muito mais para descobrirem.

É um leilão essencialmente da filatelia francesa, seguindo-se os lotes das colónias e do estrangeiro, onde a filatelia portuguesa aparece aqui com quatro lotes de blocos dos primeiros anos, e uma carta pré-filatélica. Outro país em destaque é a Grã-Bretanha, com os seus selos clássicos sempre muito disputados pelos coleccionadores. Mas o melhor é ver e participar. 



Descubram ainda estes leilões que acontecem um pouco por todo o mundo, com estas ligações directas a partir daqui:

Auktionshaus Felzmann - dia 19 

Spink - Londres - dia 19 

René Hillesum Filatelie - dia 22

American First Day Cover Society - dia 23

Philatino - dia 24 

Cherrystone Philatelic Auctioneers - dia 18 

Golden Valley Stamp Auctions - dia 19 

Cedarstamps - dia 22 

Sam Houston Philatelics - dia 19