segunda-feira, 13 de junho de 2016

Publicações recebidas - Junho - 2

Acabo de receber uma nova publicação para divulgar, o «Boletim Informativo» nº 225, órgão oficial da Sociedade Philatelica Paulista, de São Paulo, no Brasil, através do amigo Fábio Serra Flosi, da Federação Brasileira de Filatelia, que também colabora neste número com um artigo muito elogioso sobre a «LUBRAPEX 2016 - Exposição com elevado nível técnico», que todos podem ver nesta ligação. A capa apresenta uma bonita imagem do Santuário de Santa Luzia, em Viana do Castelo, cidade onde se realizou a «LUBRAPEX 2016». O Fábio Flosi foi o Comissário Brasileiro desta exposição que se realizou entre 26 de Abril e o dia 1 de Maio.

É uma excelente publicação com muita informação da vida associativa do Brasil e exterior, os eventos que vão realizar até ao mês de Agosto, um artigo sobre o convívio da comemoração do «97º Aniversário da SPP - 30/04/2016», de Miguel Rodrigues de Magalhães, e uma entrevista a Reinaldo Estevão de Macedo, Presidente da FEBRAF - Federação Brasileira de Filatelia, e também ele associado desta sociedade de São Paulo. Há ainda bons artigos da filatelia temática e história postal, de que destaco «O Último Olho-de-Boi 90 Réis Usado no Brasil?», um artigo em português e inglês de José Carlos Vasconcellos dos Reis, da Comissão de Inteiros Postais da FEBRAF, e o artigo «A Realidade Aumentada na Filatelia», de Fernando Silva Moreira dos Santos, entre outros artigos de grande qualidade.

Dos Estados Unidos da América chegou o «Topical Time» nº 397, referente a Maio e Junho, deste Jornal de Filatelia Temática da ATA - American Topical Association. É o número 3 do volume 67, desta excelente publicação com muitos artigos e informações de grande interesse para os filatelistas temáticos de todo o mundo. Um destes artigos é destacado na capa, com esta bonita imagem de um bloco da Serra Leoa sobre o tema da modificação do tempo nos selos. É o artigo temático «Harvesting  the Clouds; Weather Modification on Stamps», dos autores Bob Kochtubajda, Garry Toth e Don Hillger.

Entre os vários artigos publicados, destaco ainda na rubrica "Wayne's Impressions", o artigo «Charred Stamp Marks Fire Anniversary», sobre os 75 anos do grande incêndio da cidade de Santander, e sobre a emissão que os Correios de Espanha lançaram em Fevereiro deste ano, um selo que na sua impressão e desenho dá a ideia de estar carbonizado. Um outro artigo de Vera Felts, Directora Executiva da ATA, na rubrica "Vera's Views", mostra vários exemplos de elementos e gerações da mesma família, serem membros desta associação. Na capa, podemos ver ainda uma arte-final de um selo sobre borboletas, do artigo «Artwork for the 1977 Butterfly Stamps», de Thomas Lera.


Sem comentários:

Enviar um comentário