domingo, 19 de junho de 2016

Publicações recebidas - Junho - 3

Tenho aqui para vos mostrar duas publicações filatélicas mensais, das que recebo regularmente das federações e associações de vários países. E a primeira é da Áustria, da Federação Filatélica - Verband Österreichischer Philatelistenverein, a «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich», nº 6 de 2016, uma excelente publicação com bons artigos sobre vários temas, informação detalhada dos eventos filatélicos das associações e clubes austríacos, e outras notícias muito importantes para o coleccionismo.

Um dos temas que é abordado neste número, é a «Arte do Vitral», de Heinz Peroutka, com descrição pormenorizada das emissões filatélicas sobre este tema. O futebol e o Europeu de França, é tema para um artigo de Andreas Raffeiner, com a particularidade de estar escrito sobre a imagem verde de um campo de futebol. Ainda deste autor, aparece um outro artigo sobre a «Operação Cornflakes», que durante a Segunda Guerra Mundial visava desacreditar o regime nazi. Na capa podemos ver um bonito selo, lançado no dia 10 de Junho, com trabalho gráfico de Regina Simon, e que é um selo de vidro, uma inovação na arte filatélica que os Correios da Áustria estão a lançar.

A Associazione Filatelica Numismatica Falconara, de Itália, edita o seu boletim de informação aos sócios, o excelente «quaderno filatelico», e este de Junho é o nº 108. Nesta primeira página que mostro na imagem, podemos ver o trabalho conjunto entre esta associação muito activa, de Falconara, e o Circolo Filatelico Numismatico "Torri", de Torri del Benaco, em Verona, e a Associazione Turinpolar, com esta peça filatélica e de marcofilia, editada para comemorar o Vôo Transpolar do Dirigível "Norge", e o 90º Aniversário da Expedição Roma-Alaska (1926-2016).

Mas este trabalho conjunto com outras associações, e a divulgação das actividades que cada uma organiza, é destacado nesta publicação com as notícias do Circolo Filatelico Numismatico Pesarese, que realizou uma Mostra Filatélica, de 24 de Maio a 2 de Junho, para assinalar o Centenário da Primeira Guerra Mundial. Também a «Senafil 2016», Mostra e Conferência Filatélica realizada pela Associazione Filatelica Numismática Senigalliese, tem aqui o seu destaque, assim como a relação das últimas novidades do tema WWF, da Coreia do Norte, de Malta, Ilhas Cook e Tonga - Niaufo'Ou.


Sem comentários:

Enviar um comentário