O último lote de novidades filatélicas dos Correios da Eslovénia, posto a circular no passado dia 17 de Março, são estas quatro emissões, três de selos e um bloco filatélico que acompanha a série dedicada às «Rosas». É pelos bonitos selos das «Rosas» que começo, o tema da flora do agrado de muitos filatelistas temáticos, pelas suas variedades e bastantes emissões dedicadas ao tema. O trabalho artístico é de Maja Tomazic, que nos mostra a "Rosa gallica Officinalis", a "Rosa branca do Castelo de Sneznik", e a "Rosa amarela Lady Banks", dos jardins do Hotel Palace, em Portoroz.
Quanto ao bloco deste tema, mostro esta peça circulada, o sobrescrito de primeiro dia enviado pelo amigo Janko Stampfl, a "Rosa Preseren", criada pelo Dr. Matjaz Kmecl em 2008, membro honorário da Sociedade Eslovena de Rosas.
Os vestígios fósseis do Leão da Caverna, que ainda hoje são encontrados em locais da Europa, embora tenham desaparecido entre 25 mil e 15 mil anos antes de Cristo, é o tema deste selo desenhado por Alenka Lalic, com fotografia de Matija Kriznar, paleontólogo e curador do Museu de História Natural da Eslovénia. O último selo que vos mostro, no FDC, é dedicado ao turismo de natureza e aventura, da iniciativa europeia denominada «EDEN - Destinos Europeus de Excelência», com o turismo na Mina Mezica, sob o Monte Peca, com mais de 8oo quilómetros, onde se pode andar de comboio, bicicleta, a pé ou de caiaque, por esta antiga mina de chumbo e zinco, desactivada desde 1993. Uma forma de aproveitar este espaço natural para o turismo de aventura e saudável, sem as confusões das grandes cidades. É um trabalho fotográfico de Edi Berk, e com design de Tomo Jesenicnik.
Sem comentários:
Enviar um comentário