domingo, 23 de julho de 2017

Espécies Ameaçadas em Emissão da ONU

A Administração Postal das Nações Unidas tem vindo a lançar ao longo dos últimos vinte anos, emissões filatélicas que alertam para a necessidade da protecção da natureza e da vida animal, mostrando nos selos espécies ameaçadas de extinção que existem um pouco por todo o mundo. Esta emissão de doze selos, quatro para cada sede da ONU de Viena, de Genebra e de Nova Iorque, foi posta a circular no dia 11 de Maio, com trabalho artístico de Rorie Katz, fotografias de naturepl.com e Alamy Stock Photo. A impressão foi executada na Holanda, por Joh. Enschedé Security Print.

Os selos de Viena mostram: a Cabra caucasiana; o "Nautilidae spp", um molusco cefalópode do Sudoeste do Pacífico; a planta "Siphonochilus aethiopicus", da África subsaariana; e a Lagartixa azul, da Tanzânia, em situação crítica de extinção pelo comércio ilegal. Os selos de Genebra mostram: o Camaleão pigmeu, da região Leste de África; a Raia diabo; a árvore "Adansonia grandidieri", de Madagáscar; e o Sapo de Madagáscar. Quanto aos selos da sede da ONU de Nova Iorque, representam: um réptil de Madagáscar, o "Paroedura masobe"; o tubarão "Alopias spp"; o peixe "Holacanthus clarionensis"; e o cacto "Sclerocactus blainei", dos Estados Unidos da América. Neste parágrafo tive a ajuda da Wikipédia.

Foram editados sobrescritos de primeiro dia com os respectivos carimbos de cada local, postais ilustrados, folhas miniatura com quatro séries e uma carteira especial com a descrição de cada espécie. Mostro ainda a capa da «Fascination» nº 352, com a imagem dedicada a esta emissão filatélica. Vejam todos estes selos no site da Administração Postal da ONU.



Sem comentários:

Enviar um comentário