domingo, 28 de maio de 2023

Publicações recebidas - Maio 2023

 A Sociedade Filatélica Rio-Grandense, de Porto Alegre, Brasil, edita e envia a sua excelente publicação «Rio Grande Filatélico», e aqui está o número 99, referente aos primeiros três meses deste ano, edição que apresenta a colaboração do filatelista português Américo Rebelo com o artigo "Pisco de Peito Ruivo ou Papinho Visto Através da Maximafilia", autor que, acabo de ver, foi medalhado na "IBRA 2023" pelos seus artigos em diversas publicações filatélicas de vários países.

Quase a chegar ao número 100, que o editor e amigo Henrique Bunselmeyer Ferreira espera que seja especial e com muita colaboração, esta edição apresenta ainda os artigos muito interessantes: de Ulrich Schierz "Na Filatelia: Códigos de Barras, QR-Codes e Crypto Selos"; de Antonio Paulo Ribeiro, "Comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil"; de José Paulo Braida Lopes, "Selos Brasileiros com Imagens Semelhantes às de Selos de Outro País"; e de Fábio Monteiro, "A Alda Niemeyer em seu 102º Aniversário". Parabéns para a SFRG, pelo seu trabalho na divulgação da filatelia, e por mais um aniversário que será comemorado no próximo mês de Junho.


Da Polónia chega a publicação mensal «Filatelista», e este é o número 1207 do órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - Polski Zwiazek Filatelistów, destacando na capa o "Dia da Árvore" no artigo de Krzysztof Trawinski sobre este tema. Outra referência na capa é para o artigo de Raimundas Marius Lapas, sobre o correio acidentado no voo da El Al em 1955, o voo 402 de 27 de Julho abatido quando sobrevoou o espaço aéreo da Bulgária.

Este é só um tema, entre muitos outros de grande interesse desde a história postal à filatelia temática, e às notícias do associativismo polaco e a participação destes filatelistas nas exposições nacionais e internacionais. Na filatelia polar temos sempre artigo de Elzbieta e Andrzej Szostakowie, desta vez a terceira parte de "Entre o Gelo e o Nevoeiro", mostrando peças muito interessantes deste tema. Também o tema da Segunda Guerra Mundial está sempre presente pela mão e conhecimentos do filatelista Marian Wawrzynkowski, entre outros artigos de grande qualidade.


O «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich» número 5/2023, é o órgão oficial da Federação Filatélica da Áustria - Verband Österreichischer Philatelistenvereine, outra revista mensal de grande qualidade e sempre com artigos de fundo com muito interesse. Também há uma área com informação detalhada das mostras e exposições regionais, informação das exposições nacionais e internacionais, e o suplemento dos Correios da Áustria com muita informação dos produtos de novidades de selos e marcofilia comemorativa.

A "ÖVEBRIA 2023" foi uma das exposições que se realizaram neste mês de Maio, esta em Graz de 5 a 7 de Maio, com lançamento de peças filatélicas alusivas. Vai tendo também em cada edição um artigo sobre um determinado país e a sua filatelia, neste mês dedicado à Gronelândia. E esta edição tem ainda página sobre o tema música e a votação que acontece todos os anos para a escolha do melhor selo do tema, uma iniciativa do Motivgruppe Musik.  


Sem comentários:

Enviar um comentário