O Núcleo Filatélico de Angra do Heroísmo e o Grémio Atlântico, homenagearam no dia 25 de Abril o ilustre terceirense e figura do liberalismo português, Teotónio de Ornelas Bruges Paim da Câmara de Ávila e Noronha Ponce de Leão Borges de Sousa e Saavedra (nasceu em Angra a 25.04.1807 e faleceu em Angra a 25.10,1870), 1º visconde de Bruges e 1º conde da Praia da Vitória. O Centro Interpretativo de Angra do Heroísmo foi o palco escolhido para o lançamento de selo personalizado, postal e carimbo comemorativos, que daqui agradeço aos amigos do Núcleo Filatélico de Angra do Heroísmo.
Vou transcrever o texto de um dos parágrafos deste postal, peça que apresenta imagem cedida por Duarte Diniz: "Rico terratenente da ilha Terceira, liderou, com apenas 21 anos, o movimento político-militar de 22 de junho de 1828, que restaurou o Liberalismo na Ilha Terceira e abriu caminho para que a ilha se transformasse no trampolim a partir do qual a causa liberal se impôs em Portugal. Ocupou diversos cargos governamentais nos Açores, entre os quais o de presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, sendo nessa função, aos 23 anos, o primeiro presidente de câmara eleito no país (1830)".
No website do Núcleo Filatélico de Angra vão encontrar um bom artigo sobre este tema, e muitos outros temas de grande interesse.
Sem comentários:
Enviar um comentário