O dia 16 de Fevereiro foi o primeiro dia de lançamento de novas emissões de selos dos Correios da Islândia. Este ano estão assinalar o Centenário do Primeiro Governo da Islândia, comunicado ao Rei da Dinamarca no dia 4 de Janeiro de 1917, e que foi ratificado no dia seguinte. O selo agora emitido desta comemoração, mostra os três ministros que compunham esse governo, Jon Magnusson, o Primeiro Ministro e Ministro da Justiça, Sigurdur Jonsson, como Ministro do Trabalho, e Björn Kristjánsson, Ministro das Finanças. O selo auto-adesivo com o valor facial de B50g, para o correio doméstico não prioritário, tem design de Oscar Bjarnson, e impressão de Joh. Enschedé Security Print, da Holanda.
Outra comemoração, é os 150 Anos da Associação de Artesãos de Reykjavík, fundada em 3 de Fevereiro de 1867, com a finalidade de promover a educação dos trabalhadores qualificados e fortalecer as instituições que trabalhavam em seu benefício. Hoje em dia esta associação tem cerca de 290 membros, e apoia o trabalho cultural e educacional no interesse da indústria islandesa. É um trabalho artístico de Borgar Hjörleifur Árnason. O selo que mostro a seguir, assinala os cem anos da morte de primeiro arquitecto islandês, Rögnvaldur Ágúst Ölafsson (1874-1917), que projectou 30 igrejas, cerca de 30 casas na capital e dezenas de outros edifícios em todo o país, ao estilo de chalé suíço e arquitectura neoclássica. É um trabalho de design de Elsa Nielsen.
A oitava série dedicada ao Design Contemporâneo Islandês, é esta emissão de quatro selos auto-adesivos, posta a circular também no dia 16 de Fevereiro, e com trabalho artístico de Örn Smári Gíslason. É dedicada ao Design Têxtil, e representa peças dos designers Vik Prjónsdóttir, Bryndís Bolladóttir, Ragna Fródadóttir, que dirige actualmente o Departamento de Têxteis da Escola de Artes Visuais, e Anita Hirlekar, com um tecido da colecção "Primavera/Verão 2016".
Sem comentários:
Enviar um comentário