sábado, 17 de junho de 2017

Indústria Têxtil Portuguesa

Hoje foi dia de emissão filatélica para os CTT - Correios de Portugal, e ao mesmo tempo lançaram o livro sobre o mesmo tema, "A Indústria Têxtil Portuguesa", da autoria de António dos Santos Pereira, director do Museu de Lanifícios, da Covilhã. Este lançamento aconteceu na Feira do Livro de Lisboa, hoje durante a tarde, com a presença do autor.

A emissão é composta por estes quatro selos e um bloco filatélico com um selo, com trabalho de design do Atelier Pendão & Prior/Fernando Pendão, e impressão de Cartor Security Printing, de França. Cada selo representa um tipo de produto desta indústria, com imagem do produto antes de ser trabalhado, a respectiva fábrica, a fase final do tecido e a arte relacionada com o mesmo. Nos fragmentos de imagens de arte, podemos ver no selo de €0,50 o "Pastor a tocar flauta", um óleo sobre cobre de Leonel Marques Pereira, séc. XIX, do Museu Nacional Soares dos Reis, do Porto, e no selo de €0,63, "As Fiandeiras", um óleo sobre madeira de Artur Alves Cardoso, de 1915, da colecção do Museu de José Malhoa, das Caldas da Rainha. Quanto ao bloco tem um trabalho de impressão inovador, pois o fundo é em papel especial com algodão, como o tema do selo.

O livro temático, para além de descrever a história da indústria têxtil em Portugal, inclui as peças filatélicas lançadas hoje.





Sem comentários:

Enviar um comentário