quarta-feira, 28 de junho de 2017

Notícias da Numismática - Junho - II

Tal como prometi, no dia 23, volto hoje à numismática para divulgar novidades lançadas pela Imprensa Nacional - Casa da Moeda, que ainda não tinha mostrado. E a primeira imagem é da moeda que homenageia o arquitecto português Álvaro Siza Vieira, a primeira peça de uma nova série que vai homenagear grandes nomes da arquitectura portuguesa contemporânea. O que nos mostra a moeda é uma obra deste arquitecto, a Igreja de Santa Maria, de Marco de Canavezes. É um trabalho artístico de Eduardo Souto Moura, outro grande nome da arquitectura portuguesa e mundial.

A série Ibero-Americana tem este ano mais esta moeda dedicada às "Maravilhas da Natureza", que mostra as pétalas coloridas do Gerânio-da-Madeira, uma ilustração de João Fazenda. É uma emissão em Prata 500 e em Prata Proof, com limite de produção de sessenta mil, e cinco mil exemplares respectivamente. Estas moedas são apresentadas em estojo com certificados de garantia.

Acedam ao site do Museu Casa da Moeda que deixei aqui, para verem a sua excepcional colecção apresentada online, os artistas ilustradores e gravadores da numismática portuguesa, e o trabalho que estão a fazer junto de alunos das escolas.

Mudando de continente, da Argentina chega-nos a notícia das "XXXVII Jornadas Nacionais de Numismática e Medalhística", que se vão realizar nos dias 19 e 20 de Agosto, numa organização do Centro Filatélico y Numismático de San Francisco, nas instalações da Faculdade Regional San Francisco da Universidade Tecnológica Nacional, e com o apoio da Federación de Entidades Numismáticas y Medallísticas Argentinas. Serão apresentados trabalhos de investigação sobre vários temas da numismática Argentina, Ibero-Americana e Universal, que serão depois apresentados em publicações e edições desta área do coleccionismo.



Sem comentários:

Enviar um comentário