segunda-feira, 22 de abril de 2024

A Filatelia nos 50 Anos do 25 de Abril

 Estamos a celebrar em Portugal, por todo o país, os 50 Anos da Revolução de Abril, a mais importante data da nossa história recente. Tudo seria diferente, e talvez nem estivéssemos aqui a ver e ler filatelia, se não fossem aqueles militares e milhares de anti-fascistas que nos trouxeram a liberdade. A filatelia portuguesa também ganhou, e por estes dias celebra a madrugada de esperança. Houve emissões filatélicas a 28 de Março, e já divulguei a exposição organizada pelo Clube de Coleccionadores de Gaia que está a acontecer até 3 de Maio na Junta de Freguesia de Pedroso. Ontem também divulguei um carimbo comemorativo que o Núcleo Filatélico de Angra do Heroísmo vai lançar na Câmara Municipal, no dia 25, na sessão comemorativa com emissão de selo personalizado e postal, como eles fazem regularmente e tão bem.

Hoje trago-vos o órgão oficial da Federação Portuguesa de Filatelia, a «Filatelia Lusitana» número 47, quase inteiramente dedicada à história que ao longo dos anos de ditadura resultou no 25 de Abril e até à independência das colónias, um excelente artigo de Pedro Marçal Vaz Pereira, Presidente da Federação. Há ainda o artigo de Luis Frazão, "John C. Lacerda - Agente encaminhador em Vellas, na Ilha de S. Jorge (Açores)", também as notícias federativas de várias realizações filatélicas no país e no estrangeiro, e as últimas emissões de selos dos CTT - Correios de Portugal.


Secção de Filatelia e Colecionismo da Casa do Benfica no Porto inaugura dia 24 de Abril uma Exposição de Filatelia, Colecionismo diverso e literatura alusiva aos 50 Anos do 25 de Abril, que estará patente ao público até dia 25 de Maio. No dia 25 de Abril realizam uma palestra às 15h30, com actuação musical do Grupo "Cantares de Abril".

Ainda nesta sede do Sport Lisboa e Benfica no Porto, no dia 23 assinalam o "Dia Mundial do Livro" e realizam uma "Feira do Livro Temática - Sport Lisboa e Benfica" até dia 22 de Maio, um grande dinamismo cultural do filatelista Américo Lopes Rebelo.


Sem comentários:

Enviar um comentário