domingo, 24 de setembro de 2017

Publicações recebidas - Setembro - III

A nossa página de hoje é dedicada às excelentes publicações do associativismo filatélico, revistas mensais ou com outra periodicidade que chegaram este mês. E a primeira é a «FILACAP» nº 192, referente a Agosto, publicação de divulgação do coleccionismo da Associação Cultural FILACAP, de Cachoeira Paulista, São Paulo, no Brasil, com direcção do Prof. José Maurício do Prado. A capa é dedicada ao "Dia Mundial da Alimentação", um artigo muito interessante de Reinaldo Jacob, e no seu interior apresenta outros artigos sobre vários temas, de que destaco "Máximos postais com selos personalizados básicos", de Agnaldo de Souza Gabriel, a segunda parte do artigo "As exposições BRAPEX ao longo dos anos", de Fábio Flosi, e o artigo "Sistema Monetário do Império Romano - Noções Básicas", a parte I relativa aos Imperadores, de Rafael Augusto de Mattos Ferreira, entre outros artigos e notícias de grande interesse.

Da Bélgica chegou através do amigo e editor responsável Patrick Maselis, que também é o novo Presidente da "The Royal Philatelic Society London", a publicação «Le Philatéliste Belge» nº 23, referente a Setembro, revista trimestral da "Societé Philatélique Belge", e da "Académie Royale de Philatélie de Belgique". Na capa podemos ver uma pintura a óleo de 1877 que representa Philippe de Ferrari (1850-1917), o famoso coleccionador de raridades filatélicas que este ano vai ser recordado na «MonacoPhil 2017», de 30 de Novembro a 2 de Dezembro, com uma exposição de peças filatélicas que pertenceram à sua colecção. Este tema é mesmo abordado nesta publicação, num artigo de Vincent Schouberechts, quando passam cem anos da morte de Philippe de Ferrari. Outros artigos de grande qualidade completam esta edição, na área da história postal mas também na aerofilatelia, com o artigo de Filip Van der Haegen, "Lady Mary Bailey - Une aviatrice peu connue".

Estas duas publicações que mostro a seguir são mensais, divulgando as actividades dos filatelistas de cada país, como o órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - Polski Zwiazek Filatelistów, o número 1139 de «Filatelista», referente a Setembro com estas manchetes que nos indicam o fim do Verão, e a possibilidade de aceder à Biblioteca Digital através do site que mostram nesta primeira capa. A vida associativa dos filatelistas polacos e das suas organizações juvenis, com exposições, reuniões e concursos, estão sempre presentes nestas publicações, que nos dão também bons artigos de história postal e da filatelia temática. Entre estes está a habitual rubrica da filatelia polar da autoria de Elzbieta e Andrzej Szostakowie, que neste número é dedicado aos "Icebergs". Muitos outros artigos, estudos e as notícias das novidades nacionais e internacionais completam esta edição de Setembro. Aproveito para mostrar a outra capa desta revista, que nos mostra uma emissão da Polónia da autoria de Agnieszka Sancewicz, posta a circular no dia 31 de Agosto.

Por último, trago o órgão oficial da Federação Filatélica da Coreia do Sul, o número 620 de «Philatelic Monthly Woopyo», com os destaques principais nesta capa, que também mostra selos que são descritos nos vários artigos temáticos e de história postal desta edição. O grande destaque deste número é a Exposição Mundial de Filatelia "BANDUNG 2017", que se realizou de 3 a 7 de Agosto, na Indonésia, e que foi o grande acontecimento filatélico da Ásia, com muitos milhares de visitantes e a participação de colecções de muitos filatelistas. As reuniões FIP e FIAP que se realizaram nesta altura, também têm aqui o seu destaque, com a definição das datas e onde se realizam as próximas exposições até 2021 e outras resoluções. Na área temática continuam a publicar os artigos sobre desporto e o Baseball, o tema da água com marcofilia correspondente, e as notícias da filatelia mundial completam esta edição.






Sem comentários:

Enviar um comentário