Segundo dados oficiais, só três por cento dos neozelandeses conseguem manter uma conversa na língua Mãori - te reo Mãori. Para alterar esta tendência, e porque o mundo está a mudar, e as novas tecnologias alteram a cada dia que passa, as organizações nacionais estão apostar na recuperação da língua ancestral junto da população em geral, mas também junto dos estudantes e organismos oficiais. É este o tema de uma emissão filatélica dos Correios da Nova Zelândia, posta a circular no dia 6 de Setembro.
É este bloco filatélico com dez selos e muitas ilustrações com as duas línguas oficiais, o inglês e o Mãori, tanto das novas tecnologias, como das palavras mais habituais no dia a dia, um trabalho artístico do designer David Hakaraia, e da ilustradora Elisabeth Vüllings. A impressão é de Southern Colour Print. Foram editados dois sobrescritos de primeiro dia, um para a parte de cima do bloco, referente às novas tecnologias, e outro para as palavras do dia a dia.
Aproveito este espaço para divulgar uma outra emissão posta a circular pelos Correios da Nova Zelândia, no dia 2 de Agosto, uma série de quatro selos WWF que representam corais das águas tropicais de Tokelau. Esta série é apresentada em folha miniatura, tendo sido editados dois sobrescritos de primeiro dia para as duas situações, selos individuais ou em folha. O trabalho de design é de Hannah Stancliffe-White e New Zealand Post, de Wellington. A impressão foi executada por Collectables and Solutions Centre, de Whanganui.
Sem comentários:
Enviar um comentário