sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Emissões da Nova Caledónia

As primeiras emissões deste ano dos Correios da Nova Caledónia, estão hoje em destaque nas nossas notícias filatélicas.

A primeira emissão foi posta a circular no dia 20 de Janeiro, e é um bloco de quatro selos com o desenho das novas notas de francos CFP. Estas novas notas foram postas em circulação na Nova Caledónia, na Polinésia Francesa e em Wallis-et-Futuna, territórios franceses no Pacífico, e projectadas pelo IEOM - Institut d'Emission d'Outre-Mer, em colaboração com as entidades locais, valorizando, pelos motivos e grafismo, o património cultural e natural destes territórios.

São dois selos de 75 francos, para cartas de 20gr no regime interno, e dois selos de 110 francos, para o exterior. A artista desenhadora foi Sophie Eugene.

No dia 3 de Fevereiro surgiu uma nova emissão de um selo, comemorativo do Ano Lunar do Cavalo. Este zodíaco chinês teve início a 1 de Fevereiro e termina a 18 de Fevereiro de 2015. Os Correios da Nova Caledónia emitiram este selo de 110 francos em folhas de dez selos, com outros motivos relacionados com os símbolos do zodíaco chinês, como podem ver na imagem que reproduzimos aqui. Como é habitual, houve edição de sobrescrito de primeiro dia, tudo desenhado por Jean-Jacques Mahuteau, e impressos na Phil@poste.

Os Correios da Nova Caledónia inauguraram, no ano passado, um novo centro de atendimento ao público em Nouméa. Este espaço «Caledoscope», é também um centro de apoio aos colecionadores de selos.


Sem comentários:

Enviar um comentário