domingo, 2 de fevereiro de 2014

Novidades da Gronelândia

As primeiras emissões filatélicas deste ano dos Correios da Gronelândia, surgiram no passado dia 20 de Janeiro, e são selos comemorativos de vários temas.

Duas belas paisagens pintadas por Camilla Nielsen, assinalam a emissão comemorativa das «Canções da Gronelândia I». Canções tradicionais escritas por Villads Villadsen e Josva Kleist, inspiraram esta artista plástica que estudou em França, Canadá e na Gronelândia. Os selos têm os valores faciais de 5 e 12,50 coroas dinamarquesas.

A emissão SEPAC de 2014 é subordinada ao tema «Pérolas da Europa - Flores», e os Correios da Gronelândia emitiram um selo que mostra uma paisagem florida desta região, numa fotografia de John Rasmussen.

Outra emissão conjunta entre vários países, é a emissão Europa, cujo tema para este ano é os instrumentos musicais de cada país. Esta é uma emissão conjunta com bastantes anos de existência, e hoje em dia alargada a todos os países europeus. Emitiram dois selos que mostram um instrumento de percussão, e músicos de violino e acordeão. Estes selos foram desenhados por Frederik 'Kunngi' Kristensen, e apresentados em folhas de 50 selos, folhas miniatura de 9 selos e carteiras com selos autocolantes.

Um outro selo de 10 coroas, com sobretaxa de uma coroa para ajudar os sem abrigo de Nuuk, foi emitido no mesmo dia, com desenho de Niels "Mo" Motzfeldt. O valor apurado com a venda destes selos é entregue à organização NoINI, fundada em Novembro de 2012 para apoiar e recolher os sem abrigo de Nuuk, criando também projectos de trabalho social para os desfavorecidos. Foi emitido também um bloco filatélico com quatro selos, que mostra um ponto de apoio para pernoitarem.

Para completar este grupo de emissões de Janeiro, a 5ª série de selos sobre a «História da Mineração na Gronelândia». São dois selos desenhados por Ina Rosing, que apresentam a Mina de Chumbo de Mesters Vig, e a Mina Anjo Preto, de Maarmorilik. Foram editados sobrescritos de primeiro dia e postais máximos.






Sem comentários:

Enviar um comentário