sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Pioneiras dos Desportos de Inverno

Para assinalar a realização dos XXII Jogos Olímpicos de Inverno, que se iniciam hoje em Sochi, na Rússia, os Correios do Canadá puseram a circular no dia 3 de Fevereiro, uma série de três selos que prestam homenagem a campeãs dos desportos de Inverno do Canadá.

Os selos com o valor facial de 63c cada, têm ilustrações de Louis Hébert e desenhos de Montréal's Paprika, e representam Barbara Ann Scott (1928-2012), a primeira mulher do Canadá a ganhar medalha de ouro olímpico em patinagem artística individual. Esta patinadora foi mais longe nas suas conquistas, ganhando campeonatos nacionais, do mundo, europeus e norte-americanos.

Sandra Schmirler (1963-2000) destacou-se na história do grande sucesso do curling canadiano. Ela com a sua equipa ganharam vários campeonatos nacionais e mundiais, e medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1998, em Nagano. Morreu com um cancro no ano de 2000, mas o seu legado continua através da Fundação Sandra Schmirler, que ajuda na aquisição de equipamentos de apoio a bebés prematuros e em estado crítico.

A esquiadora de estilo livre Sarah Burke (1982-2012), aparece no último selo desta série. A disciplina de esqui «Freestyle», que Sarah Burke ajudou a criar, está hoje a fazer a sua estreia em Jogos Olímpicos de Inverno, em Sochi. Esta esquiadora morreu durante um treino, em Utah.

Para além dos selos, os Correios do Canadá emitiram um bloco filatélico comos três selos, sobrescritos de primeiro dia para cada selo, e uma carteira especial para cada selo, com dez selos.


Sem comentários:

Enviar um comentário