domingo, 9 de outubro de 2016

500 Anos do Correio em Portugal

Os CTT - Correios de Portugal estão assinalar os 500 anos da criação do serviço público de Correios em Portugal, com uma emissão filatélica que vai ser posta a circular amanhã, dia 10 de Outubro. Hoje, dia 9 de Outubro, comemora-se o Dia Mundial dos Correios, mas como é domingo a comemoração da data não foi relevante, e talvez por isso tenham chegado a data de lançamento da emissão mais perto deste dia.

A criação do Serviço Público do Correio em Portugal ocorreu no reinado de D. Manuel I, por Carta Régia que instituía a figura de Correio-Mor do Reino, e o 1º Correio-Mor foi Luís Homem, cavaleiro da Casa Real que por diversas vezes tinha levado correspondência régia e da nobreza a outros países europeus. É este serviço do século XVI que os selos e o bloco filatélico estão a representar.

Os quatro selos e o bloco têm trabalho artístico de Carlos Barahona Possollo, óleos sobre madeira, e que mostram também o Brasão de Armas de D. Manuel I, uma iluminura de João du Cros no Livro do Armeiro-Mor, de 1509, uma fotografia cedida pela Direcção-Geral de Arquivos/Torre do Tombo. A impressão é da Imprensa Nacional - Casa da Moeda.


  

Sem comentários:

Enviar um comentário