segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Publicações recebidas - Outubro - 2

Mais algumas excelentes publicações do associativismo filatélico que recebo mensalmente, e que deixo aqui um destaque para que as possam conhecer, e posteriormente irem à procura delas e consultarem nos vossos clubes e associações de coleccionadores. E a primeira vem de Itália, o «quaderno filatelico» nº 112, o órgão de divulgação da "Associazione Filatelica Numismatica Falconara", e da sua Secção Francesa "Les Épicuriens de la Philatélie". E logo na primeira página podem ver uma crónica dedicada à filatelia do tema WWF, com novidades de vários países, um dos temas que estes nossos amigos filatelistas divulgam e coleccionam.

Divulgam também colaborações com outras associações italianas, as edições personalizadas das peças filatélicas "Erinnofili", que já dei notícia nestas páginas, os encontros de coleccionadores e exposições de outras localidades, e um destaque especial para a recepção que fizeram aos amigos da Secção Francesa, André Feller e Isabelle Lacomte, que visitaram nos últimos dias de Setembro esta região italiana e os filatelistas de várias associações geminadas com Falconara.

Outra publicação que divulgo todos os meses, é a «Filatelista», órgão oficial da União dos Filatelistas da Polónia - Polski Zwiazek Filatelistów, e esta é a número 10 de 2016 (1128), referente a este mês de Outubro. Destaque neste número para a Assembleia Geral desta União dos Filatelistas da Polónia, com uma reportagem muito ilustrada de Agnieszka Magiera, chefe de redacção desta publicação, e também para o lançamento da emissão filatélica comemorativa desta XXI Assembleia Geral.

Mas a história postal e as filatelias tradicional e temática estão sempre em destaque, com bons artigos de fundo da autoria de especialistas nestas áreas do coleccionismo. Também as novidades filatélicas dos Correios da Polónia e de muitos outros países têm a sua secção mensal, com fotografias e detalhes técnicos de cada emissão.

Da Coreia do Sul chegou o órgão oficial da Federação Filatélica, o «Philatelic Monthly Woopyo» nº 10 de 2016 (609), deste mês de Outubro, com as imagens do Outono nesta bonita capa da revista. As emissões representadas nesta capa, são a série de dez selos comemorativa das Equipas Profissionais de Baseball da Coreia do Sul, e a emissão dedicada ao Património Mundial da UNESCO, uma emissão de dois selos que vão ser postos a circular no próximo dia 28 deste mês. Há mesmo um artigo de fundo sobre estes sítios agora retratados em selos postais.

Também aqui vamos encontrar bons artigos temáticos e de história postal, sempre muito apreciados pelos coleccionadores e especialistas das várias classes filatélicas. Os temas em destaque são o Baseball, com referência a emissões de outros países, os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, e a filatelia russa, entre outros também de muito interesse.




 

Sem comentários:

Enviar um comentário