A Imprensa Nacional - Casa da Moeda lançou ontem, dia 12 de Outubro, uma nova moeda de colecção da série «Espécies Ameaçadas - Lince Ibérico», em duas ligas metálicas, Cuproníquel e em Prata Proof. Esta é a primeira moeda desta série, que vai promover o conhecimento e a preservação das espécies de fauna e flora nacionais em perigo de extinção. E o Lince Ibérico, o felino mais ameaçado do planeta, tem tido nos últimos tempos uma atenção especial por parte das organizações estatais e ambientalistas, por estar a ser reintroduzido na natureza, tanto em Portugal como em Espanha. A filatelia já tinha dado o seu contributo para esta divulgação, e agora é a vez da numismática portuguesa.
É uma moeda de valor facial de 5 euros, com trabalho artístico de Luís Valadares, e com limite de produção de setenta e cinco mil exemplares em Cuproníquel, e com limite de produção de dois mil e quinhentos exemplares para a moeda em Prata Proof, ao preço de €51,66. A caixa de apresentação desta última moeda é em cortiça.
Parte da receita gerada pela venda desta moeda, vai reverter para o Fundo Ambiental que integra o Fundo para a Conservação da Natureza e da Biodiversidade, gerido pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
Sem comentários:
Enviar um comentário