domingo, 1 de abril de 2018

Notícias da Numismática

O "Campeonato do Mundo da FIFA - Rússia 2018" é o tema de uma nova emissão de moedas portuguesas de colecção, lançada no passado dia 22 de Março pela Imprensa Nacional - Casa da Moeda, da autoria de João Duarte e com o valor facial de €2,50. Os metais usados para a cunhagem destas moedas comemorativas da série dedicada ao desporto, são o Ouro Proof, com um limite de produção de cinco mil exemplares, a Prata Proof, com limite de produção de quinze mil exemplares, e o Cuproníquel, com o limite de produção a cem mil exemplares.

O Campeonato do Mundo de Futebol vai ser disputado entre 14 de Junho e 15 de Julho em várias cidades russas, e a Selecção Portuguesa está entre as trinta e duas participantes, com o primeiro jogo no dia 15 de Junho, em Sóchi, frente à Selecção de Espanha. Esta é uma moeda comemorativa que muitos coleccionadores vão querer ter, pela sua beleza e porque Portugal pode chegar longe nesta competição.

A outra notícia que vos trago da numismática, é deste leilão que vai acontecer na Alemanha, no dia 9 de Abril, o Leilão Numismático nº 71 de Münzenhandlung Harald Möller GmbH, de Espenau, mas que vai ter lugar no Hotel Best Western Plus, de Kassel, a partir das 10 horas da manhã, com este excelente catálogo muito ilustrado que apresenta de forma muito pormenorizada, os mil quinhentos e cinquenta e dois lotes que estarão à venda na sala, por correio e internet.

É um importante leilão de moedas, medalhas e notas, com especial destaque para a Alemanha e países vizinhos, mas com peças de muitos outros estados desde a antiguidade até às mais recentes. Outro destaque deste leilão são as cédulas, ou papel moeda criado para os tempos de crise nos vários estados alemães, principalmente nos anos da Primeira Grande Guerra e anos posteriores, como a imagem da capa mostra uma dessas peças. A medalha que também ilustra a capa é uma das estrelas do leilão, uma medalha de Ouro de Württemberg, oito ducados de 1788, com valor de início de licitação nos quinze mil euros. No início desta notícia deixei a ligação ao site desta Casa de Numismática Alemã, para que possam acompanhar esta venda.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário