sábado, 21 de abril de 2018

Publicações recebidas - Abril - II

As imagens dos Ovos da Páscoa dão cor e alegria à revista mensal da filatelia polaca, «Filatelista» nº 4 de 2018 (1146), o órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - "Polski Zwiazek Filatelistów", que apresenta nesta edição um artigo sobre este tema da Páscoa na filatelia, da autoria de Jan Swadzba, professor da Universidade Eslovaca de Chorzów, muito ilustrado com imagens de selos que mostram tradições de vários países. O tema da história postal nos períodos das grandes guerras também tem estado presente nas várias edições da publicação, relembrando com a ajuda das imagens dos selos e peças filatélicas, os grandes momentos dos conflitos, a troca de correspondência com prisioneiros, a censura postal e muito mais.

Destaco ainda um outro artigo que já tinha feito referência no mês passado, da área da aerofilatelia, da autoria de Andrzej Klosinski, que este mês apresenta a segunda parte do texto sobre "Os Pilotos Polacos que Sobrevoaram o Oceano Atlântico". Muitos outros artigos e notícias da filatelia polaca completam esta edição.

A "ATA - American Topical Association" perdeu no dia 22 de Fevereiro o seu fundador e sócio nº 1, Jerome D. Husak (1932-2018), um filatelista temático que na sua juventude idealizou uma organização, que veio a ser a maior associação de filatelistas temáticos do mundo. É a fotografia desta homem que foi distinguido com os maiores prémios da filatelia americana, que aparece na capa do órgão oficial da ATA «Topical Time» nº 408, referente a Março e Abril.

Um dos grandes eventos filatélicos que se realizam este ano nos Estados Unidos da América, é a organização conjunta da "APS StampShow" e da "NTSS 2018 - National Topical Stamp Show", a ter lugar no Columbus Convention Center, no Ohio, de 9 a 12 de Agosto, que vai levar milhares de filatelistas e colecionadores admirar as cerca de dez mil folhas de colecção, a exposição de literatura filatélica, as bancas de comerciantes filatélicos, e as reuniões e seminários que vão decorrer nos dias da exposição. É este um dos temas em destaque nesta publicação, assim como todos os outros artigos e informações que habitualmente divulgam.

Da Áustria chegou o nº 4 de 2018 de «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreiche», o órgão oficial da Federação Filatélica da Áustria - "Verband Österreichischer Philatelistenvereine". O destaque vai para o "Dia Aberto da VÖPH", que vai acontecer no dia 28 de Abril, com a participação dos Correios da Áustria e da Administração Postal das Nações Unidas, que lançam neste dia peças filatélicas comemorativas e exclusivas deste evento. É a manchete desta publicação mensal dos filatelistas austríacos, que apresenta também bons artigos especializados de história postal da época de Thurn e Taxis.

Outros artigos e estudos de grande interesse sobre vários temas estão nesta publicação mensal, que inclui informação das várias iniciativas que clubes e associações realizam no mês ou nos tempos mais próximos, de mostras, exposições e feiras que se realizam em todo o país. Outra área que destaco, é toda a informação mensal que os Correios da Áustria disponibilizam no suplemento "Album", que inclui a informação completa das novas emissões filatélicas do mês, a marcofilia comemorativa e de primeiro dia, as emissões personalizadas e outros produtos que comercializam.



Sem comentários:

Enviar um comentário