domingo, 29 de abril de 2018

Publicações recebidas - Abril - III

É a publicação trimestral da "Société Philatélique Belge" e da "Académie Royale de Philatélie de Belgique", «Le Philatéliste Belge» nº 25, referente a Março de 2018 e no 98º ano de edição. É uma publicação filatélica de grande qualidade editada por Patrick Maselis, actual Presidente da "Royal Philatelic Society London", e do "Club de Monte-Carlo". O redactor-chefe é André Bollen. Na capa podemos ver uma fotografia de Pierre-Marie Mahé (1833-1913), editor de um primeiro catálogo de selos, "Guide-Manuel du Collectionneur de Timbres-Poste", e de publicações filatélicas periódicas, os primeiros trabalhos de estudo e divulgação da filatelia.

Neste número temos um primeiro artigo de Guy Dutau, da área da história postal, sobre envelopes comerciais decorados com logotipos e ilustrações de empresas, do período pré-filatélico e das primeiras emissões postais. Outros artigos de aerofilatelia e história postal muito interessantes completam esta edição, assim como informação de edições de estudos publicados recentemente, e algumas notícias das organizações filatélicas responsáveis por esta edição.

A seguir vamos ver a publicação austríaca «donau-post» número 2 de 2018, o órgão de divulgação da filatelia e coleccionismo de "Briefmarkensammler-Vereins donau" , de Viena, sempre com a sua capa nesta cor azul, como o grande Rio Danúbio. Esta mesma capa mostra nesta edição o prémio que receberam, o "Christoph Gärtner International Philatelic Promotion Award 2017", um importante Prémio Internacional de Literatura Filatélica, que neste caso distingue a categoria de impressão, imprensa digital e promoção da filatelia juvenil.

Os temas do associativismo estão sempre presentes nestas publicações, assim como estudos de história postal e filatelia clássica, sobre vários temas e curiosidades da filatelia nacional e internacional, as novidades dos Correios da Áustria, e muito mais que estas publicações regulares nos dão a conhecer. Parabéns aos filatelistas deste Clube Filatélico Danúbio.

Termino hoje com esta publicação mensal da "Federação Filatélica da Coreia do Sul", o «Philatelic Monthly Woopyo» número 627, referente ao mês de Abril, com esta capa que nos traz uma imagem primaveril. A filatelia olímpica tem um espaço destacado nesta edição, com a realização das últimas Olimpíadas de Inverno que deram uma grande visibilidade a este país, e com as emissões em todo o mundo que trouxeram imagens inesquecíveis dos desportos realizados neste período.

Uma comemoração com direito a emissão filatélica neste mês, no dia 2 de Abril, foi o Centenário da Universidade de Seoul, com artigo descritivo da emissão e da história da instituição. Algumas regras de participação em exposições e regulamentos da Federação Internacional de Filatelia, também têm sido apresentadas nestas últimas edições, assim como temas muito interessantes da filatelia temática e marcofilia, e as notícias nacionais e internacionais do coleccionismo filatélico.



Sem comentários:

Enviar um comentário